Ouvrons grand les Jeux’. Do francês, “Jogos para todos”. É com esse slogan que o Comitê Olímpico Internacional (COI) promete que Paris 2024 seja a primeira edição dos Jogos Olímpicos com o mesmo número de atletas masculinos e femininos.

Ao longo de 329 eventos divididos por 32 esportes, a entidade prevê que 10,5 mil atletas participem da próxima Olimpíada, que será realizada na capital francesa entre julho e agosto de 2024. Na previsão do COI, seriam 5.250 esportistas de cada sexo.

De acordo com o programa, 28 dos 32 esportes serão totalmente equilibrados, com igualdade do número de homens e mulheres inédita nas modalidades de atletismo, boxe e ciclismo, que anteriormente tinham grande disparidade. Serão ainda 22 provas mistas.

Além da equidade de gênero nos esportes, o comitê também se preocupou em nomear o mesmo número de homens e mulheres em suas comissões no ano passado. Dos 546 cargos, 273 foram ocupados por cada sexo. Atualmente, 13 das 31 comissões são presididas por mulheres.

“Os Jogos Olímpicos são uma das plataformas mais poderosas para promover igualdade e inclusão e empoderar meninas, mulheres e atletas. Ao promover exemplos femininos fortes, ajudam a quebrar barreiras. Os Jogos são vistos por bilhões de pessoas em todo o mundo, criando ícones e modelos para mulheres e meninas”, ressaltou o COI.

Leia mais