Uma parceria da Novelis com a Rede Sul coletou seis toneladas de latinhas de alumínio para a reciclagem nos seis shows que o cantor Bruno Mars realizou no estádio MorumBIS, em São Paulo. A coleta dos resíduos em shows e outros grandes eventos está cada vez mais comum, ação que é um bom exemplo na gestão de resíduos.

“Participar de grandes eventos é uma oportunidade de reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade. Através da parceria com o Rede Transforma, conseguimos coletar cerca de seis toneladas de latinhas de alumínio, permitindo que esses materiais voltem ao ciclo produtivo. Essa colaboração não só valoriza o trabalho dos catadores autônomos, mas também contribui para que o Brasil mantenha a liderança no índice de reciclagem de latas, superando 95% há mais de 15 anos”, afirmou Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da Novelis.

Cooperação

A Rede Sul conecta cooperativas para a comercialização de resíduos recicláveis e apoia catadores autônomos no seu programa Rede Transforma. Por sua vez, então, a Novelis tem capacidade para laminar 720 mil toneladas por ano e reciclar 500 mil toneladas por ano, em Pindamonhangaba. A empresa possui 15 Centros de Coleta distribuídos estrategicamente de Norte a Sul do Brasil.

Latinhas são recicladas em grandes eventos (Foto: Foto: Novelis/Divulgação)

Na parceria em São Paulo, a Rede Sul coletou as latinhas e enviou para a Cooperativa da Ponte Baixa (COOPERPOBA), que foi a responsável pelo transporte do material para o Centro de Coleta da Novelis em São Paulo. Posteriormente, o  material foi transportado para a fábrica em Pindamonhangaba.

“Estamos intensificando nossos trabalhos para que cada vez mais, essa ação e parceria de cooperativas e grandes eventos seja comum em todos os cantos do país”, disse Marcos Nascimento, diretor da Rede Sul.

“O trabalho das cooperativas de reciclagem em parceria com grandes eventos, não apenas possibilita o aumento das taxas de reciclagem e da geração de renda para os catadores como também possibilita a inclusão social das cooperativas e dos catadores em ambientes onde não conseguimos operar por diversas vezes”, acrescentou.

*Com CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 06 – Água limpa e saneamento.

Leia mais: