A edição 181 do podcast Sagres Internacional trata dos desafios para o primeiro presidente de esquerda da história da Colômbia, Gustavo Petro. O ex-guerrilheiro, economista, ex-prefeito de Bogotá e deputado de destaque por duas décadas, Petro terá que conciliar uma agenda reformista ambiciosa, que se pretende histórica, com uma grave crise econômica.

Ouça o programa em formato de podcast:

Ouça “Sagres Internacional #181 | Colômbia – Os desafios para o governo de Gustavo Petro” no Spreaker.

O presidente chegou ao poder graças à sua proposta de mudar o cenário deste país desigual e violento. Seu plano de governo é considerado ambicioso e propõe mudanças estruturais nos sistemas trabalhista, previdenciário, educacional e de saúde. Ademais aspira aprovar a tão esperada e polêmica reforma agrária e quer direcionar a economia para uma produção limpa e não extrativista.

Petro, no entanto, assume um país em crise, o que limita seu espaço de manobra: pobreza, desigualdade, inflação, valor do peso colombiano, endividamento e déficits fiscais e em conta corrente estão todos no vermelho. Uma anomalia para uma economia tradicionalmente estável.

Desde que foi eleito, em junho, Petro se dedicou a acalmar os temores forjando alianças com os partidos políticos tradicionais, arquitetos do atual modelo colombiano. Além disso, nomeou como ministro da Fazenda José Antonio Ocampo, renomado professor socialdemocrata que trabalhou por uma década na ONU (Organização das Nações Unidas) e ocupou a pasta há 25 anos.

“Não vou propor loucuras, nem vou aceitar loucuras”, disse Ocampo ao jornal colombiano El Tiempo. “Modéstia à parte, minha nomeação faz parte da credibilidade que o novo governo tem com o compromisso de manter a casa em ordem.”

Abre aspas

No quadro “Abre aspas” desta semana, conferimos uma declaração do novo ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa. Ele anunciou entre as primeiras medidas para tentar aliviar a crise econômica, a criação de um programa de crédito para impulsionar as exportações. Por fim, o ministro aponta que o cenário internacional pode representar uma grande oportunidade para o país.

“E um agradecimento a todos os integrantes da equipe que montamos pela coragem e convicção de encarar a tarefa com compromisso e responsabilidade. Acreditamos que o desafio é enorme e que, com as as dificuldades que são muitas, o contexto global pode se transformar em uma enorme oportunidade para a Argentina”, afirma Massa.

Além disso, ele ainda complementa: “Estamos diante de um mundo que transita entre a guerra e a pandemia, duas situações impensadas. Vemos países como a Alemanha apagando as luzes ou queimando lenha, ou parando seus negócios por falta de energia. A França deixando seus monumentos no escuro era algo impensado há poucos anos e hoje estamos assistindo a isso. Portanto, um mundo que vive uma disputa, mais do que guerra, por elementos centrais que formam parte da discussão global em que a Argentina tem a oportunidade de se transformar em um grande player, de se propuser a isso.”

Confira também nesta edição:

  • Taiwan amplia manobras militares após ameaças da China
  • Líder nas pesquisas eleitorais da Itália, Meloni diz que não é uma ameaça
  • Preocupado com a Amazônia, Papa Francisco nomeará um cardeal para a floresta
  • E ainda: a música mais tocada nas paradas da Espanha

QUEVEDO | BZRP Music Sessions #52

Músicas tocadas neste episódio:

Nidia Góngora – Que Me Duele?

Aterciopelados – Bolero Falaz

Juanes – Fijate Bien

https://youtu.be/vzrWvuGhFSc

Confira edições anteriores do Sagres Internacional: