O município de São João da Paraúna vacinou até o momento mais de 70% de sua população vacinável com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 e 30% com as duas doses da vacina. Como consequência a cidade não registra novos casos de doença há 40 dias. “Temos certeza que é por conta da vacinação e dos protocolos que adotamos”, disse o prefeito do município, Ubirajara Duarte Júnior (DEM), em entrevista à Sagres, nesta sexta-feira (11).

Ouça a entrevista completa:

A cidade esperava receber mais doses nesta quinta-feira (10), o que não aconteceu. O prefeito procurou o governador Ronaldo Caiado nesta manhã para saber por que seu município não recebeu as doses a que tinha direito do lote que o Estado recebeu na quinta-feira (10).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o município recebeu um quantitativo a mais de vacinas nas últimas remessas e, por isso, os imunizantes não foram disponibilizados “com o intuito de compensar as doses extras” que foram entregues anteriormente. São João da Paraúna vacina atualmente a população acima de 28 anos e, com novas doses, chegaria a 25.

O prefeito da cidade explicou que a cidade avançou no critério por idade, porque toda a população definida como prioritária, que são pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, educação e forças de segurança já receberam, pelo menos, uma dose do imunizante. “A gente está fazendo da forma correta como exige o PNI (Plano Nacional de Imunização)”.

Leia mais: Butantan entrega 800 mil doses de vacinas contra a covid-19 ao PNI

A cidade tem 1.478 pessoas acima de 18 anos, que podem ser vacinar. Destas, já foram aplicadas a primeira dose em 1.121 adultos. Ubirajara conta que não houve resistência por parte da população, mas que por ser uma cidade pequena, é mais fácil ter controle da população. “As pessoas que não iam na unidade básica, a gente ia na casa, buscava essas pessoas ou ligava para elas”.

Confira a nota completa da SES-GO:

A propósito das questões formuladas por este veículo de comunicação, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO):

Nas últimas remessas, São João da Paraúna recebeu um quantitativo a mais de vacinas contra a Covid-19 . Dessa forma, com esse novo lote, os imunizantes não foram disponibilizados com o intuito de compensar as doses extras de remessas anteriores remetidos à cidade. A distribuição dos imunobiológicos no Estado é realizada entre os municípios conforme dados e estimativas populacionais.

Em São João da Paraúna a vacinação está avançada. O município já recebeu 1.360 imunizantes. Destes, há o registro no sistema oficial de que 1.111 foram aplicados, sendo 867 para primeira dose (62,78% da população local) e 244 para reforço (17,67%).