A expectativa do governo do Pará é receber cerca de 70 mil visitantes para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em 2025, em Belém. Em vista disso, então, o governo estadual assinou na tarde desta segunda-feira (20) um memorando de entendimento com o Airbnb mirando a rede hoteleira do município.

A parceria irá focar na infraestrutura hoteleira da cidade de Belém, pois é necessário ampliar os leitos e a oferta de residências. Além disso, o acordo entre as partes vai promover o turismo na cidade e criar materiais informativos sobre os pontos importantes do município. 

Uma das ações já divulgadas será uma rota turística no estado. O projeto fará parte do programa #RotasAirbnb e contemplará novos destinos pelo Pará. Presidente do Comitê da COP 30, Hana Ghassan Tuma afirmou que a parceria vai estimular a renda dos paraenses pelo aluguel das residências e, consequentemente, ampliar os leitos para as conferências. 

O processo de ampliação de leitos inclui dois navios de cruzeiro para os organizadores da COP 30 e a utilização de salas de aulas de escolas para os ativistas das causas ambientais.

Leia mais: COP 28

COP 28

A COP 30 será realizada em Belém, em 2025, mas antes dela ainda ocorrerão duas edições da conferência do clima. A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima começa no dia 30 de novembro e termina em 12 de dezembro de 2023. A reunião de líderes global para negociações climáticas será em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O sultão Ahmed al-Jaber é o presidente da COP 28 e assinou em julho a carta com as principais pautas da conferência. As principais são a aceleração da transição energética e redução das emissões; pensar no financiamento climático. Além, ainda, de mobilizar ações mais inclusivas e colocar as pessoas e os modos de vida no centro das ações climáticas.

COP 29

A COP 29 é a conferência do clima de 2024, mas a reunião ainda não tem sede por causa das tensões políticas devido às guerras em curso no mundo. A expectativa da ONU é que a conferência fosse realizada em algum país do leste, região do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Em agosto, as cidades candidatas do leste europeu eram Baku, no Azerbaijão, Sofia, na Bulgária e Yerevan, na Armênia. Além dessas, Bonn, cidade da Alemanha mencionou entrar na disputa. 

A Rússia retirou sua candidatura. Porém, mais recentemente, os Emirados Árabes Unidos se ofereceram para receber a conferência por dois anos consecutivos, abrindo oficialmente a possibilidade de sediar a COP 29 em 2024.

O texto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima, o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Leia mais: