Das próximas Conferências das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), pelo menos duas já têm sedes definidas. A COP28, em Dubai nos Emirados Árabes e que será em novembro, e a COP30 em Belém do Pará, em 2025. No entanto, a COP 29, prevista para 2024, ainda não possui definição de cidade sede.

Baku, no Arzeibaijão; Yerevan, na Armênia; e Sofia, na Bulgária, todas no leste europeu, são as candidatas. Caso não haja um consenso, um outro país pode entrar na disputa, a Alemanha, cuja cidade seria Bonn.

Além disso, a Rússia chegou a ser uma das opções, mas acabou retirando a candidatura, alegando que houve politização na definição do anfitrião da COP29.

Outro país que se disponibilizou a sediar o evento é o Azerbaijão, que na região do Cáucaso, na fronteira entre a Europa Oriental e a Ásia Ocidental. “O Azerbaijão está pronto para ser o país anfitrião de um evento tão importante”, disse a vice-ministra de Ecologia e Recursos Naturais do Azerbaijão, Umayra Taghiyeva.

Pré-COP

Membro da União Europeia (UE), a República Tcheca retirou seu interesse em sediar a COP29, mas considera se candidatar a sediar um evento preparatório “pré-COP”, caso a Bulgária seja a cúpula principal.

Ademais, a Bulgária, por sua vez, ainda não confirmou oficialmente seu desejo de sediar, apesar de ter recebido apoio de outros países da UE para sua candidatura.

A COP

O evento, que acontece uma vez por ano, reúne delegados de quase 200 países, além de empresas, investidores e lobistas da indústria. Os direitos de sediar as reuniões da COP giram entre as cinco regiões globais das Nações Unidas.

A COP27, por exemplo, ocorreu em Sharm el-Sheikh, no Egito. Nesse sentido, em 2024 será a vez da Europa Oriental.

A decisão final sobre a cidade anfitriã da COP29, porém, será tomada na cúpula COP28 deste ano. Enquanto isso, os países candidatos continuam a se preparar e a negociar, na esperança de sediarem o evento global.

Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 13 – Ação global contra as mudanças do clima

Leia mais

Exposição gratuita de Goiânia em fotodrops termina no próximo dia 26

USP lança projeto da primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável do mundo

Universidade firma parceria com universidades chilenas para investigar mudanças climáticas e biodiversidade regional