Há quase dois meses o Vila Nova tem se preparado para a estreia no Brasileirão Série C, por conta de alguns problemas judiciais a competição ainda não teve inicio. Entretanto, o técnico Robélio Schneiger continua treinando o time normalmente e nas últimas semanas vem posicionando a equipe com algumas mudanças.

Jogadores como o lateral-direito Nego, os volantes Rafael Carioca e Ricardinho, titulares durante o Goianão, perderam espaço na equipe e estão treinando entre os reservas. O lateral-esquerdo Anderson, que veio do futebol italiano, assinou contrato e já treina entre os titulares, mas o jogador ainda não foi regularizado. Luís Marques se recuperou de lesão e voltou aos treinamentos. O zagueiro César Gaúcho tem trabalhado como volante.

No último treinamento coletivo Robélio posicionou a equipe com Júlio César; Evandro, Toninho, Rafael Vaz. Anderson; Luís Marques, César Gaúcho, Preto, Jorginho; Pedro Júnior e Marion. Este deve ser o time que começará a disputa da competição nacional.

O clube trabalha com a possibilidade da Série C ter inicio na próxima semana. A intenção da CBF é fazer com que a competição comece logo. A disputa ainda está suspensa por contra de uma ação movida pelo Treze da Paraíba na justiça comum. Caso o time retire a ação a competição terá inicio imediato, entretanto o clube está irredutível e pode sofrer sanções por parte da CBF.