O Ministério da Saúde discute estratégias de preparação e resposta para o período epidêmico da dengue no biênio 2024/2025.O plano está sendo construído com especialistas em arboviroses do país, com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
O Brasil contabilizou do dia 1° de janeiro a quarta-feira (15) um total de 4.797.362 casos prováveis de dengue. Neste ano, 2.576 pessoas perderam a vida para a doença. Porém, a pasta da saúde sabe que o período da dengue tem padrão sazonal entre os meses de outubro a maio.
“No entanto, os cuidados para combater essa doença devem ser realizados ao longo de todo o ano e não apenas no verão, com ênfase nos meses que antecedem o período das chuvas”, alertou o ministério. Por isso, a estratégia terá ações a curto, médio e longo prazo.
A estratégia envolve financiamento de pesquisas, controle vetorial, manejo clínico, mobilização social e informações sobre vigilância em saúde. Então, a ideia do ministério é construir o plano nacional para orientar os estados e os municípios.
*Com Agência Brasil
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 3 – Saúde e bem-estar.
Leia mais: