Bolsonaristas em Goiás buscam alternativas para disputa ao governo estadual no próximo ano. Os dois principais nomes até o momento, o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido) não agradam a base do presidente da República.
Ouça a coluna Sagres em OFF:
De acordo com o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL), o apoio a Caiado ficou mais difícil, pelo fato de ele ter feito críticas ao presidente Bolsonaro nesta semana no programa Conversa com Bial da TV Globo, direcionadas a forma como o país está sendo conduzido. “O governador Caiado está deixando muito claro que não apoiará o presidente, fez críticas como o presidente tem conduzido o governo.
Por outro lado, um apoio a Mendanha também é difícil pelo fato dele ter na sua base de apoio partidos de esquerda. “A minha avaliação é de que se ele mesmo não demonstra nenhum tipo de empolgação pelas pautas conservadoras, não demonstra apoio ao presidente Bolsonaro, eu acho que é muito provável que a direita goiana não se identifique”, disse Vitor Hugo.
Alternativa
Vitor Hugo relatou que se o presidente Jair Bolsonaro entender que seja importante, ele pode disputar eleição para o governo estadual, desistindo do processo de reeleição ao cargo de deputado. “Eu já disse algumas vezes que se o presidente Bolsonaro me apoiar e se a base bolsonarista no estado entender da mesma forma eu estou disposto a cumprir a missão para disputar o governo”, afirmou.
Posição
O deputado explicou que líderes tentam marcar reunião com Bolsonaro após o retorno dele do exterior para que ele dê as diretrizes a serem seguidas nos estados.
Filiação
Quanto aos reflexos de uma possível filiação de Jair Bolsonaro no PL, Vitor Hugo avalia que é preciso aguardar. Ele afirma que em Goiás mesmo havendo um respeito pela deputada Magda Mofatto (que também é bolsonarista), há dificuldades para filiação no PL, por conta do apoio dela a Mendanha.
“Eu tenho visto que a Magda já sinalizou apoio para Gustavo Mendanha, mas ele compôs com a esquerda nas eleições para prefeito de Aparecida, escalando componentes do seu governo de partidos de esquerda, para nós é complexo, não quero estar em um palanque de alguém que defenda partidos de esquerda, que é algo que não acredito”, afirmou.
Bancada
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) recebeu nesta quinta-feira (11), membros da bancada goiana na Câmara Federal para discutir a aplicação de recursos em projetos da área da Saúde. Entre os participantes estavam os deputados: Flávia Morais (PDT), Rubens Otoni (PT), João Campos (Republicanos) e Professor Alcides (Progressistas).
Prorrogação
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta quinta-feira (11) decreto que prorroga até 31 de dezembro de 2021 o estado de calamidade pública, em decorrência da pandemia de Covid-19. A mesa diretora justificou a prorrogação “pela necessidade de contratação e manutenção de servidores concursados por meio do Processo Seletivo Simplificado de Saúde, cujos contratos estão expirados desde 30 de junho.
Sistema Híbrido
Está em tramitação, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), projeto de lei da Mesa Diretora, que permite flexibilizar a realização das sessões e comissões ordinárias e extraordinárias para o modelo híbrido. Com a proposta de alteração do Regimento Interno, as reuniões poderão ser realizadas através do modelo, desde que não ultrapasse 40% das sessões realizadas durante o ano.O projeto foi distribuído nesta quinta-feira, 11, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde o relator, deputado Wilde Cambão (PSD), deu parecer favorável. Atualmente, esse formato já é utilizado pelo Parlamento goiano devido à pandemia do novo coronavírus.
Homenagens
O vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Clécio Alves (MDB), apresentou nesta quinta-feira (11), um projeto de lei que trata da alteração da nomeação da ‘Avenida Anhanguera’ para ‘Avenida Anhanguera Iris Rezende Machado”. Segundo a justificativa da proposta, além de ter sido uma das primeiras avenidas construídas em Goiânia, a Anhanguera está atualmente no grupo das principais vias da cidade.