Sagres em OFF
Rubens Salomão

Ronaldo Caiado e Bolsonaro voltam a trocar elogios, depois de afastamento e ataques

Em discurso marcado tanto por vaias quanto por aplausos, o governador Ronaldo Caiado (DEM) voltou a elogiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ontem, durante o lançamento das obras da Ferrovia Centro-Oeste (Fico), em Mara Rosa, Região Norte de Goiás. Se nas últimas agendas conjuntas o presidente e o governador se sentaram lado a lado, mas quase não trocavam palavras, desta vez os dois se aproximavam constantemente, comentavam e riam juntos.

Os dois retomaram momentos de distanciamento desde a segunda onda de contaminação e óbitos da covid-19, antes da vacinação em massa, quando voltaram a divergir sobre as medidas de enfrentamento à pandemia. Os ataques escalaram com parte da base bolsonarista articulando candidatura de oposição a Caiado para a disputa de 2022 e tiveram auge com troca de farpas entre os dois líderes sobre o alto preço dos combustíveis. Bolsonaro se referiu a Caiado como “o governador do Centro-Oeste que fala grosso” e “mente sobre o ICMS da gasolina”.

No evento em Mara Rosa, nesta sexta-feira (17), o clima era outro. Bolsonaro chamou o governador de “prezado” e fez referências positivas ao governador, que voltou a comparar o presidente com Juscelino Kubitschek. “Depois da criação da capital por Juscelino Kubitschek, junto com Bernardo Sayão que abriu e desbravou o Norte do Estado de Goiás, vossa excelência tem sido o que mais tem zelado”, disse.

Foto: Bolsonaro e Caiado em clima mais próximo durante evento em Mara Rosa. (Crédito: Divulgação)

Inimigo antigo

Caiado retomou no discurso o tom de início do mandato, focado na herança de dívidas recebida e críticas ao ex-governador Marconi Perillo. O democrata voltou a citar a situação financeira, “com R$ 7 bilhões em dívidas imediatas”, e disse que foca no combate à corrupção: “em Goiás, ou bandido muda do estado ou muda de profissão e muitos já se mudaram”, repetiu.

Organização

As vaias direcionadas a Caiado vieram de grupo minoritário dos presentes. É que o espaço reservado para autoridades acabou por ficar com cadeiras vazias e a organização decidiu abrir lugares para o público bolsonarista que a acompanhava o evento do lado de fora. Essencialmente mais radicais.

Foto: Caiado cumprimenta Bolsoanro após discurso. (Crédito: Divulgação)

Chapa majoritária

O secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles (PSD), tem agenda neste sábado (18) com o governador Ronaldo Caiado e o senador Vanderlan Cardoso. O ex-ministro da Fazenda busca espaço para disputar o Senado pelo estado e chegou a Goiânia na tarde de sexta-feira (17) para série de reuniões políticas.

Conversas

Pela manhã, Meirelles tomará café com Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas. O almoço deverá ser com o senador Vanderlan Cardoso. Meirelles teve ontem reunião com o deputado federal Francisco Júnior (PSD), que confirma a candidatura ao Senado por Goiás como “único projeto” de Meirelles.

Foto: Caiado, Meirelles e Vanderlan, em visita ao Palácio das Esmeraldas. (Crédito: Divulgação)

Decisão

Ex-prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes, foi absolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) de uma ação de improbidade administrativa. Divino havia sido acusado pelo Ministério Público de Goiás de não adequar o Portal da Transparência do Município às exigências da Lei de Acesso à Informação, no começo de 2017.

Processo

O juíz de primeira instância, Thulio Marco Miranda, acatou os argumentos da defesa de Divino, formada pelos advogados Demóstenes Torres, Caio Alcântara e Thiago Agelune, e afirmou que não houve sequer indícios de que o ex-prefeito desejava atentar contra os princípios administrativos. Além disso, ressaltou que que o MP não apresentou nenhum documento que pudesse contradizer o Prefeito.

divino lemes

Mais lidas:

Leia também: