A agência norte-americana para os oceanos e o clima divulgou nesta quarta-feira (17) que o primeiro semestre de 2024 foi o mais quente da história já registrado na Terra, com temperaturas globais 1,29°C acima da média. A informação da NOAA corresponde à quebra mensal do mesmo recorde entre janeiro e junho.

A média corresponde ao século 20, quando começaram as medições globais de temperaturas. Por isso, a agência classificou a média da superfície global do primeiro semestre como a mais quente em 175 anos. Portanto, isso significa que os 1,29°C ficaram acima da média dos 13,5°C, média registrada no século 20 (1901-2000).

Os recordes estão ocorrendo na Terra e no mar. Assim, a cada novo recorde mensal fica mais próxima a projeção de que 2024 será o ano mais quente já registrado no mundo. Neste mês de julho, a probabilidade disso acontecer é de 59%. No entanto, a probabilidade de que 2024 termine entre os cinco primeiros anos mais quentes já é de 100%.

O gráfico mostra pontos em que a temperatura no primeiro semestre ficou acima da média do século 20. Quanto mais vermelho, mais acima da média. ( Foto: NOAA)

Medição do Copernicus

A agência norte-americana, NOAA, considera o século 20, enquanto o observatório Copernicus, da União Europeia, considera o período pré-industrial, ou seja, a partir da metade final do século 19. Mas as duas projeções registraram os últimos 13 meses como os mais quentes da história. 

A temperatura do Planeta em junho ficou em 1,22°C acima da média do século 20, segundo a NOAA. O Copernicus registrou em junho temperatura 1,5ºC acima do que seria um mês de junho há cerca de 150 anos atrás.

Nos últimos 12 meses, a medição europeia já registra um aumento da temperatura média global de 0,76°C acima da média de 1991-2020 e 1,64°C acima da média pré-industrial.

Gráfico mostra temperatura do planeta permanecendo acima do limite de 1,5ºC nos últimos 12 meses, na linha vermelha em destaque (Foto: Copernicus Climate Change Service/ECMWF)

*Com portal Um Só Planeta

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática.

Leia mais: