Goiânia começou oficialmente a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (19). A imunização ocorre in loco em hospitais que tratam de pacientes com a Covid-19 e em Instituições de Longa Permanência (ILPI). A expectativa é vacinar 30 mil moradores e trabalhadores da Capital.

A aplicação das vacinas continua nesta quarta-feira (20) durante o dia todo, à partir das 8 horas, no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e Hospital de Campanha para o enfrentamento da Covid-19 (HCamp). Nas unidades de saúde, profissionais que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus serão imunizados. Ao todo, 23.587 trabalhadores da saúde receberão as doses em Goiânia.

Já na parte da tarde, às 14 horas, a ação ocorre com os idosos que moram em seis Instituições de Longa Permanência (ILPI) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

No HDT e no HCamp serão vacinadas cerca de duas mil pessoas no total. A previsão é que mil profissionais do SAMU e idosos moradores de abrigos também recebam as doses. Equipes de saúde dos distritos sanitários da capital serão responsáveis pela aplicação do imunobiológico.

“Adiantamos o início da nossa vacinação e isto está sendo feito de forma bastante eficiente, pois estamos indo até onde essas pessoas que precisam ser vacinadas estão, não causando nem um tipo de transtorno, fazendo tudo de maneira bastante segura. Queremos ainda nesta semana alcançar o máximo possível de pessoas deste primeiro grupo prioritário”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

Até o momento, a SMS realizou duas ações de vacinação, a oficial na segunda-feira (18) e a aplicação de doses expandida nesta terça-feira (19/1). Equipes de saúde foram até o Abrigo São Vicente de Paulo e, em meia hora, vacinaram 49 idosos.

“Agora estou mais tranquila pois tinha muito medo de pegar essa doença. Eu acredito que a vacina vai evitar que as pessoas sejam contaminadas”, disse Almira Alves dos Santos, de 78 anos, bastante emocionada e agradecida. Já o José Cândido Neves, de 80 anos, que chegou ao abrigo há 15 dias, contou estar se sentindo muito aliviado porque, segundo ele, “tinha muito medo de pegar essa doença e deixar a filha sozinha.”

Hoje também foram realizadas ações de vacinação em profissionais de saúde do Hospital e Maternidade Célia Câmara (HMCC), unidade hospitalar de enfrentamento da Covid-19 em Goiânia. No total, 200 pessoas receberam o imunobiológico e a meta é de se aplicar 965 doses ainda nesta semana. Amanhã a ação de vacinação também será retomada no local às 9 horas.

Nessa primeira etapa da vacinação serão aplicadas 30 mil doses da Coronavac. Recebem o imunizante pessoas com 60 anos ou mais e/ou com deficiência, que vivem em abrigos, e trabalhadores da área da saúde, que atuam em unidades hospitalares da linha de frente no combate à Covid-19.