Anunciado neste domingo (6) como substituto de Hélio dos Anjos no comando do Goiás, o técnico Ney Franco será apresentado nesta terça-feira (8) em Porto Alegre onde o time esmeraldino enfrentará o Grêmio pela partida de volta da fase oitavas-de-final da Copa do Brasil na quarta-feira (9) na Arena do Grêmio às 19h30. Como Danny Sérgio também foi demitido, Ney Franco chega com o preparador físico Alexandre Lopes.

(Foto: Ney Franco Soccer)

Início da carreira

Ao contrário de muitos treinadores, Ney Franco nunca foi jogador profissional. Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, o mineiro de Vargem Grande iniciou sua carreira nas categorias de base do Atlético-MG. Depois se transferiu para o Cruzeiro, onde ficou por 11 anos até ser contratado pelo Ipatinga para treinar um clube profissionalmente pela primeira vez.

Logo em seu primeiro torneio pelo Tigre conquistou o Campeonato Mineiro. No ano seguinte, em 2006, chegou novamente à final, mas perdeu o título pelo Cruzeiro. Na mesma temporada levou o Ipatinga até a semifinal da Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo Flamengo e contratado pelo próprio rubro-negro para levar o time ao título da competição.

Times e títulos

Além do título mineiro com o Ipatinga em 2005 e a Copa do Brasil com o Flamengo em 2006, Ney Franco também foi campeão da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca com o rubro-negro em 2007. Saiu do futebol carioca em 2008, quando comandou o Atlético Paranense em 74 partidas, mas deixou o Furacão sem levantar nenhum troféu.

De volta ao Rio de Janeiro no ano seguinte, o treinador conquistou novamente a Taça Guanabara, desta vez com o Botafogo. Em 2010 retornou ao Paraná para ser campeão estadual e do Campeonato Brasileiro da Série B com o Coritiba. Após um bom desempenho no Coxa, passou a comandar a Seleção Sub-20 do Brasil, classificando o selecionado para as Olimpíadas de Londres ao conquistar o título do Campeonato Sul-Americano.

Ney Franco também treinou o São Paulo e venceu a Copa Sul-Americana com o tricolor em 2012, seu último título à frente de um clube. No ano seguinte, assumiu o Vitória e levou o time baiano à Libertadores. Em 2014 retornou ao Flamengo em sua segunda passagem pelo rubro-negro, mas acabou demitido após uma grande sequência de derrotas.

No mesmo ano assumiu o Coritiba, mas acabou demitido seis partidas após ser apresentado. No ano passado comandou seu último clube antes de assumir o Goiás nesta terça-feira (8). Foi técnico do Sport em 17 partidas e deixou o time pernambucano com 45% de aproveitamento no dia 25 de maio.

ney franco campeao coritiba
Ney Franco foi campeão da Série B com o Coritiba em 2010 (Foto: Hugo Harada)

Aproveitamento

Confira o aproveitamento de Ney Franco nos clubes que comandou na carreira:

Flamengo (48,9%); Atlético Paranaense (66%); Botafogo (54%); Coritiba (64%); Seleção Brasileira Sub-20 (71%); São Paulo (59%); Vitória (62,9%); Sport (45%);

No vídeo abaixo a opinião dos comentaristas da Sagres 730 sobre o novo técnico do Goiás: