Ananda Leonel
Ananda Leonel
Jornalista multimídia, apresentadora, repórter, editora e colunista. Especialista em Games e Cultura Geek. Pioneira regional em eSport em Goiás. Criou o programa "Aperte o Play". Produtora de conteúdo e roterista de sketch para as redes sociais.

Como games promovem a consciência ambiental?

Sabemos que o clima do planeta não está dos melhores, não é verdade? Já ouvimos falar sobre isso em algum momento. Para transformarmos a nossa casa – sim, nossa, porque moramos neste planeta -, precisamos fazer a nossa parte e conscientizar as pessoas sobre os riscos que corremos ao ignorar a saúde ambiental da Terra.

No início de 2022, a região da Amazônia Legal apresentou um recorde de alertas de desmatamento, totalizando 941,34 km² no primeiro trimestre, o maior desde 2016, de acordo com dados da plataforma Terra Brasilis, do Inpe. Além disso, o Relatório Anual de Desmatamento no Brasil, divulgado pela MapBiomas, em 2022, apontou que a Amazônia, o Cerrado e a Caatinga são os biomas mais impactados por perdas ambientais no país.

Mas qual é a relação dos games com a natureza? Tudo!

Primeiro, as indústrias de jogos eletrônicos e seus produtos. Afinal, também estamos falando de descartes de materiais e de como poluem o meio ambiente. Além disso, existem diversos jogos que buscam despertar sentimentos nas pessoas sobre o porquê de cuidarmos da Terra. Por essa razão, diversas empresas buscam agir de maneira sustentável ou procuram novos caminhos de sustentabilidade para promover um impacto ambiental positivo.

Quinta dos Games!

Na entrevista desta semana, conversamos com a professora de ciências Thaiza Montine. Ela utiliza o jogo “Abzû” para dar aulas e explicar de forma lúdica e divertida aos seus alunos como manter a natureza, neste caso, o oceano, saudável.

Confira o programa Aperte o Play desta semana na Sagres TV, canal 26.1 em Goiânia-GO e 7.1 em Três Marias-MG, e no YouTube do Sistema Sagres, a partir das 11h desta quinta-feira (17).

Assista ao Aperte o Play desta semana

Confira também

Mais lidas:

Leia também: