Ananda Leonel
Ananda Leonel
Jornalista multimídia, apresentadora, repórter, editora e colunista. Especialista em Games e Cultura Geek. Pioneira regional em eSport em Goiás. Criou o programa "Aperte o Play". Produtora de conteúdo e roterista de sketch para as redes sociais.

Como o mercado de HQ atua no cenário da cultura geek?

Cadê os fãs de histórias em quadrinhos? As HQs surgiram no final do século XIX, com o surgimento das tirinhas de jornal nos Estados Unidos e na Europa. Elas evoluíram a partir de caricaturas e ilustrações humorísticas, ganhando popularidade com personagens como “Yellow Kid e “The Katzenjammer Kids”.

Nos anos 1930, surgiram as primeiras revistas de quadrinhos, como action comics #1, que introduziu o icônico superman. A partir daí, as HQs se tornaram um meio de contar histórias visualmente rico e diversificado, influenciando a cultura popular em todo o mundo.

O mercado de histórias em quadrinhos (hqs) é dinâmico e diversificado, abrangendo desde grandes editoras até criadores independentes. Inclui não apenas a venda de revistas e graphic novels, mas também licenciamento para filmes, séries, jogos e produtos relacionados. A cultura nerd/geek desempenha um papel importante, impulsionando a demanda por conteúdo relacionado a HQ’s e alimentando um mercado global em constante evolução.

Além disso, como funciona a profissão quadrinista? Como faz para entrar neste mercado?

Assista o programa na íntegra:

Onde assistir?

Assista no canal 26.1 do Sistema Sagres em Goiás e região metropolitana. E também no canal do youtube Sistema Sagres.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 4 – Educação de qualidade e ODS 8 – .

Mais lidas:

Leia também: