Neste sábado (05), é celebrado o Dia do Meio Ambiente e a Comurg recolhe 35 mil toneladas de lixo orgânico, que vão para o Aterro Sanitário. Em média de 2,5 mil toneladas de lixo reciclável, são encaminhados para as cooperativas cadastradas na Prefeitura de Goiânia. Outras 45 mil toneladas de entulhos são retiradas de áreas públicas, calçadas, lotes e demais espaços, a cada trinta dias.

Leia mais: UFG abre vagas para professor substituto em Goiânia

Os serviços de coleta seletiva e orgânica atendem todos os bairros da capital. O presidente da Comurg, Alex Gama, alerta que é possível reduzir e melhorar o aproveitamento do lixo com a coleta seletiva.

“A seleção é o primeiro passo para evitarmos o aumento do lixo e contribuirmos para uma destinação final ambientalmente correta”, explica.

Das margens e leitos dos 29 ribeirões da área urbana da capital, a Comurg retira mensalmente 10 mil toneladas de entulhos descartados indevidamente pela comunidade ribeirinha. A gestão busca envolver os moradores nas causas ambientais, fazendo com que novos hábitos sejam criados.

“É necessário repensar as atitudes e garantir que aquele objeto que não tem utilidade para um, pode ter para outro”, alerta Gama.

Ananda Leonel é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão da jornalista Tandara Reis.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia