A Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 irá abordar sete eixos importantes para definir as metas e estratégias do Plano Nacional da Educação (PNE 2024-2034). O encontro com trabalhadores da área da educação ocorrerá entre 28 e 30 de janeiro, em Brasília. Entre os assuntos estão, então, a formação dos professores e as condições de trabalho dos profissionais da educação do país, tema do Eixo V da conferência.
O quinto eixo é: “Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde”. No entanto, a presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Suzane Gonçalves, afirmou que o atual PNE não avançou nos dois temas do eixo no planto atual.
“Ainda temos vários problemas relacionados às formações e condições de trabalho dos profissionais e trabalhadores em educação”, disse.
Leia mais:
- Educação de qualidade é tema da Conferência Nacional que elabora o novo PNE
- Conferência Nacional elabora novo guia para a educação no Brasil
Novo PNE
Os sete eixos da conferência são a base para a construção do novo PNE. Então, segundo o MEC, a conferência discutirá problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para o documento final. Portanto, o resultado do Conae 2024 é que será aprovado em lei como o novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034). O plano vigente tem validade até 25 de junho deste ano.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 4 – Educação de Qualidade.