A Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza, conhecida como Concafras, se prepara para uma edição histórica em 2025. Sendo assim, pela primeira vez, o evento acontecerá simultaneamente em sete cidades do Brasil, oferecendo quatro dias de programação voltada à espiritualidade, caridade e aprendizado doutrinário.
Nesse sentido, o programa Tom Maior do Sistema Sagres recebeu Sérgio Villar e Bárbara Cristina, representantes da organização, para falar sobre o evento. “A Concafras tem um objetivo maior, que é a reflexão sobre a importância da reunião da família como um todo”, explicou Sérgio.
Além disso, ele destacou que o encontro abrange todas as idades, desde bebês até idosos, promovendo integração e conhecimento dentro do Movimento Espírita. Do mesmo modo, Bárbara detalhou a programação diversificada do evento.
“Temos momentos de confraternização, música, palestras e debates sobre temas fundamentais da doutrina espírita”, afirmou. Ela também explicou a origem do nome do evento, ligado à poetisa Auta de Souza, cujo legado inspirou a fundação da campanha de fraternidade que deu origem à Concafras.
Edição 2025
A edição de 2025 acontecerá em Uruaçu (GO), Sinop (MT), Santa Maria (RS), Várzea da Palma (MG), Macau (RN), Parnaíba (PI) e Parintins (AM). “Essa expansão é fundamental porque a Concafras gera frutos. Multiplicam-se ações como sopa fraterna, assistência a gestantes e projetos de protagonismo juvenil”, destacou Bárbara.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.concafras.com, onde também é possível baixar o aplicativo do evento. “No aplicativo, os participantes terão acesso ao livro síntese, programação e poderão compartilhar suas experiências em tempo real”, explicou Bárbara.
Sérgio reforçou a importância do evento para quem deseja fortalecer sua espiritualidade e aprofundar o conhecimento sobre a doutrina espírita. Ele também adiantou que uma das palestras abordará um material inédito sobre Chico Xavier em Portugal.
“Conseguimos resgatar uma entrevista que Chico e Valdo Vieira deram em 1965, desconhecida no Brasil e até mesmo entre os espíritas portugueses”, revelou.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade
Leia também: