Você já ouviu falar na Geração Alpha? Esse é o termo usado quando a referência é o nascimento de crianças a partir de 2010. Assim como as gerações anteriores, como a de Millenials a Geração Z, o termo pressupõe características particulares. Por exemplo, novos padrões de comportamento e os desafios que acompanham o ritmo de transformações modernas.

Em meio a essas e outras mudanças, a criação de filhos envolve novas dinâmicas para mães, pais e cuidadores em geral. Para a discussão do tema com maior profundidade, a jornalista Ananda Leonel recebeu no estúdio do Conexão Sagres, a psicóloga Rosemeire Oliveira e o Doutor em Geografia Social, Glauco Gonçalves.

Conexão Sagres

Nessa edição, que vai ao ar na Sagres TV 26.1, a partir das 18:00, nesta quarta-feira (17) e disponível no Youtube Sagres TV, os convidados comentam sobre as características da Geração Alpha, limites no uso das novas tecnologias e estratégias de diálogo para responsáveis.

Assista ao programa na íntegra:

“Essas gerações carregam a experiência do tempo no mundo”, definiu o doutor em Geografia Social, Glauco Gonçalves. Ele, que também é pai, afirmou que a conexão entre as crianças e as mudanças acompanham as características da sociedade. Nesse sentido, elas devem ser consideradas ao se pensar em formas de promover relacionamentos interpessoais.

Diante de indivíduos que parecem ter dispositivos como extensões do próprio corpo, o especialista afirma que as crianças nascidas após 2010 já não irão conhecer a noção do “antes”, ou seja, do mundo em que conexões com o digital não eram quase que automáticas.

No episódio #12 do Conexão Sagres, os convidados refletiram sobre os pontos positivos e negativos promovidos pela inserção das tecnologias no cotidiano das famílias contemporâneas e compartilharam experiências pessoais sobre o tema.

Confira outras edições do Conexão Sagres