Transição energética e meio ambiente serão debatidos em encontros no Tocantins 

A cidade de Palmas será sede de Encontros para discutir transição energética e meio ambiente - Foto: Luciana Pires/Secom Palmas
Palmas Tocantins local: MIrante do Limpão Data: 22.04.2023

Em alinhamento ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, a cidade de Palmas, capital do Tocantins, recebe de 6 a 8 de junho dois encontros nacionais. Em debate estão temas como a transição energética e o meio ambiente.  

O 2º Encontro Nacional do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade acontecerá simultaneamente ao XXVIII Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). Os eventos acontecem no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, na região sul da capital.  

“Convidamos autoridades de todos os níveis de governo, iniciativa privada e organizações da sociedade civil a construir um diálogo constante e ampliado pela sustentabilidade”, disse Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, entidade organizadora do Encontro em parceria com a Prefeitura de Palmas. 

O tema do 2º Encontro Nacional do ICLEI é “Cidades Sustentáveis: Soluções baseadas na Natureza e Energias Renováveis” que é um dos desafios propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.  

A expectativa é que representantes do poder público de diversos estados e municípios brasileiros, representantes de governos da América do Sul e da sociedade civil, engajados com a questão da emergência climática, participem das discussões durante os três dias de evento. 

O evento tratará de assuntos como Financiamento Verde, Soluções Baseadas na Natureza, Prevenção e Gestão de Riscos, além de Transição Energética.  

“Estão previstas jornadas temáticas, trabalhos técnicos, oficinas de capacitação e uma série de painéis para amplificar as discussões e propostas de ações para que Prefeituras se preparem para conter os efeitos da emergência climática”, adiantou o secretário executivo do ICLEI América do Sul.  

Leia mais:

Cidade sede 

Palmas desenvolve iniciativas para se tornar uma cidade mais sustentável – Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, destacou que a Prefeitura desenvolve importantes projetos ambientais e afirmou que essa foi uma das razões de a Capital ter sido escolhida para sediar o evento.  

“Alguns desses projetos já foram premiados internacionalmente. Estamos alinhados aos temas de sustentabilidade e preservação ambiental e sediar este evento nacional nos permite fomentar o conhecimento e as boas práticas para o desenvolvimento urbano sustentável. Para nós, é um prazer dialogar sobre uma questão tão importante”, afirmou.  

O secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, confirmou que a atuação de Palmas nas discussões ambientais a credenciou para sediar o evento.  

“Programas como o Palmas Solar e a participação da prefeita Cinthia Ribeiro na Cop27, no Egito, em representação às autoridades locais da panamazonia inspiram os demais associados do ICLEI a participar”, reiterou.  

Sobre o ICLEI 

ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, a organização influencia as políticas de sustentabilidade e busca impulsionar a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular, em trabalhos alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.  

O 2º Encontro Nacional do ICLEI Brasil é uma realização do ICLEI América do Sul e da Prefeitura de Palmas e conta com a MRV como parceira em 2023, além do apoio institucional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), iniciativa Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), Fundação Konrad Adenauer, Fórum CB27, ACA Brasil e CDP Latin America.