O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás e do Brasil. Confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 19 e 23 de julho.

  • Goiás divulga aviso de licitação para compra de 1 milhão de doses contra a Covid-19;
  • Com protocolos de segurança, aulas presenciais na rede municipal de Goiânia retornam no dia 16 de agosto;
  • Cientista político analisa que nome de Lula se impõe à esquerda e polarização com Bolsonaro deve se confirmar em 2022;
  • Membros do Ministério Público Eleitoral em Goiás declaram apoio às urnas eletrônicas;

Compra de vacinas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), publicou no Diário Oficial do Estado da última terça-feira (20/07) um aviso de solicitação de proposta comercial para a aquisição de vacina contra a Sars-Cov-2 para imunizar 1 milhão de pessoas no Estado.

O imunizante deve ser injetável e a quantidade de doses dependerá de qual vacina será ofertada, pois existem no mercado vacinas que necessitam de duas doses por pessoa, bem como também algumas que necessitam de apenas uma aplicação por pessoa.

As empresas interessadas deverão encaminhar suas propostas, com identificação do item, valor unitário, quantidade a ser fornecida e prazo de entrega, pelo do e-mail: [email protected]. Todas as informações sobre procedimentos aquisitivos de vacina contra a Covid-19, estarão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Saúde.

Rede municipal de ensino

Em Goiânia a volta às aulas deve acontecer no dia 16 de agosto. Até lá, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai realizar a sanitização de todas as 372 unidades de ensino, abrir novas vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e acompanhar a conclusão do ciclo de vacinação contra a Covid-19 em profissionais da pasta. Como adiantado pela Sagres, as aulas terão 50% da capacidade e três tipos de rodízio.

A Prefeitura de Goiânia definiu rigorosos parâmetros para a volta às aulas e que implantou, no último semestre, protocolos de biossegurança em todas as instituições de ensino. As instituições abrem as salas de aula em um modelo híbrido com 50% de capacidade.

Eleições 2022

No momento em que as lideranças políticas começam a atuar nos bastidores, colocando os projetos à mesa para as eleições em 2022, no cenário nacional, alguns agentes buscam se posicionar como uma terceira via para o pleito presidencial. Porém, o cientista político Pedro Célio afirmou, em entrevista à Sagres, que a polarização entre Lula e Bolsonaro já está colocada e deve se confirmar no próximo ano. “Nos próximos meses ainda assistiremos gente de esquerda buscando, junto com políticos do centro, uma possibilidade da terceira via, mas eu, pessoalmente, acho difícil sair da polarização, pelo menos, para a próxima eleição”.

Urna eletrônica

Diante de ataques ao sistema eleitoral brasileiro, a Coordenadoria Estadual de Apoio às Promotorias Eleitorais do Ministério Público de Goiás divulgou uma nota defendendo o processo, dentro de uma mobilização que ocorre em todo o Brasil. O promotor de Justiça e coordenador Estadual de Apoio as Promotorias de Justiça Eleitorais, Leandro Murata, em entrevista à Sagresafirmou que a nota vem em momento oportuno para atestar a confiança e segurança da utilização das urnas eletrônicas.