As aulas na Rede Municipal de Ensino de Goiânia devem ser retomadas no mês de agosto, de acordo com previsão da Secretaria de Educação da capital. O retorno será com 50% da capacidade de alunos e com rodízios por turnos, diários e semanais.  A informação foi adiantada pelo titular da pasta, Wellington Bessa, no Sinal Aberto Edição do Almoço desta terça-feira (22).

“Hoje o regime seria num sistema de rodízio, alcançando porém todos os nossos educandos, tanto na educação infantil, quanto na infância e na adolescência. O rodízio temos pensando nos casos de Educação Infantil, nos CMEIs que trabalhamos em tempo integral, faríamos rodízios por períodos, matutino e vespertino. Tratando-se do ciclo da infância, de 1º a 5º ano, trabalharíamos num rodízio dia sim e dia não e no caso do ciclo da adolescência, do 6º ao 9º ano seria um rodízio semanal”, disse o secretário.

As aulas presenciais estão suspensas desde o dia 16 de março do ano passado para evitar a contaminação e proliferação do coronavírus.

Segundo o secretário, o plano de retomada das atividades está praticamente concluído, assim como a vacinação dos profissionais.

“Hoje o planejamento está mais sólido. A Secretaria Municipal de Educação trabalhou nestes últimos meses tomando todos os cuidados necessários. Hoje 100% dos nossos profissionais já tomaram a primeira dose. Hoje nós temos um cenário sanitário e pedagógico que permite a gente planejar com este retorno com cerca de 50%”, disse o secretário.

Wellington Bessa disse que as intervenções físicas nas escolas municipais já foram ou ainda estão sendo feitas, por exemplo, adaptações e compras de equipamentos de segurança.

Novas vagas

Nesta terça-feira foram entregues as ampliações da Escola Municipal de Tempo Integral Maria Genoveva, localizada no Setor Santa Genoveva, e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Criança Cidadã, no Setor Leste Universitário.

Ao todo, serão ampliadas quase 50 novas vagas em cada instituição, que atende crianças da Educação Infantil e do Ciclo da Infância em período integral, como destacou Wellington Bessa.

De 80 alunos, a escola Maria Genoveva passará a atender 130, em duas salas de aula instaladas. O Cmei Criança Cidadã, de 108, passará a atender 158 crianças, também com duas salas instaladas.