A abertura oficial das Olimpíadas de Tóquio foi realizada na sexta-feira (23). A pandemia da covid-19 fez com que o evento fosse adiado por cerca de um ano, fora as ameaças de cancelamento. Mas mesmo assim a cerimônia aconteceu no Estádio Olímpico de Tóquio.

E pela primeira vez na história, as cerimônias de abertura, encerramento e as competições não terão a presença de público. A decisão de proibir espectadores foi tomada por conta da decretação do estado de emergência em Tóquio até o final das competições em 8 de agosto.

E é claro que o Cinemateca Sagres não poderia ficar de fora. Por isso nos trouxemos 10 dicas de filmes para você entrar no clima das Olimpíadas.

Eu, Tonya

Eu, Tonya

A primeira indicação é o longa de 2h1m ‘Eu, Tonya’, que acompanha a vida da ex-patinadora no gelo Tonya Harding. Durante a década de 1990, ela conseguiu superar sua infância pobre e emergir como campeã do Campeonato de Patinação no Gelo do Reino Unido e segunda colocada no campeonato mundial. Mas, ela ficou realmente conhecida quando seu marido, Jeff Gilloly, e dois ladrões tentaram incapacitar uma de suas concorrentes quebrando a perna dela durante as Olimpíadas de 1994.

Atleta A

(Athlete A; EUA, 2020)

O documentário ‘Atleta A’  fala sobre as atletas que sobreviveram aos abusos sexuais do ex-médico da seleção americana de ginástica artística Larry Nassar, condenado 175 anos de prisão por ter violentado e assediado mais de 500 atletas durante duas décadas. A obra não é focada no criminoso, e sim nos repórteres que ajudaram a revelar o escândalo e em atletas que foram vítimas, como a campeã mundial Maggie Nichols. O documentário é uma produção original da Netflix. (Athlete A; EUA, 2020)

Race

(Race; Canadá, França e Alemanha, 2016)

O longa conta a história de Jesse Owens, um dos maiores atletas olímpicos que já existiu. Ele superou o racismo e não só participou dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, em pleno regime nazista, como conquistou quatro medalhas de ouro. O filme foi lançado no Brasil no dia 23 de junho de 2016 e tem duração 2h14m. (Race; Canadá, França e Alemanha, 2016)

A história de Gabby Douglas

(The Gabby Douglas Story; EUA, 2014)

Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Gabby Douglas se tornou a primeira ginasta afro-americana a conseguir duas medalhas de ouro, tanto na categoria individual como em equipe. Mas, como diz a sinopse da cinebiografia dirigida por Gregg Champion, “ela enfrentou obstáculos muito maiores fora do esporte”. A atleta é interpretada por Sydney Mikayla na infância, por Imani Hakim dos 14 aos 16 anos e, depois, por ela própria. No elenco, Regina King, no papel da mãe de Gabby, Natalie Hawkins. (The Gabby Douglas Story; EUA, 2014)

Jamaica Abaixo de Zero

(Cool Runnings; EUA, 1993) 

O enredo dirigido por Jon Turteltaub, com roteiro de Lynn Siefert, Michael Goldberg, Tommy Swerdlow Turteltaub, acompanha quatro jamaicanos praticantes de bobsleigh que sonham em competir nos Jogos Olímpicos de Inverno,  formando a primeira equipe de trenó da Jamaica apesar de nunca terem visto neve. Com a ajuda de um ex-campeão desonrado desesperado para se redimir, os jamaicanos decidem tentar a classificação para a seleção olímpica e buscar a glória. O filme está disponível na Disney Plus. (Cool Runnings; EUA, 1993) 

Desafio no Gelo

A dica agora é um dos episódios mais marcantes da disputa entre entre EUA e URSS, que aconteceu nos Jogos de Inverno de Lake Placid. Herb Brooks, com seu estilo ousado, é contratado para dirigir o time de hóquei dos EUA na Olimpíada de 1980, com menos de um ano para se preparar. Enfrentando a favorita União Soviética na disputa pelo ouro, a equipe se torna um ícone do patriotismo americano em plena Guerra Fria.

Munich

(Munich; EUA e Canadá, 2015)

A história agora acompanha o governo israelense, que envia uma missão secreta de retaliação para matar onze pessoas ao redor do mundo depois que terroristas palestinos assassinam onze atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique em 1972. Dirigido por Steven Spielberg. (Munich; EUA e Canadá, 2015)

Voando alto

(Eddie, the Eagle; Reino Unido, Alemanha e EUA, 2015)

Voando alto‘ se passa nos Jogos de Inverno e conta a história do esquiador britânico Michael Edwards. Ele tem o objetivo de ser o primeiro atleta de seu país a disputar a prova olímpica de saltos em 60 anos. Edwards, cortado da equipe britânica de esqui, tenta uma vaga na prova de saltos na Olimpíada de Inverno de 1988. Ele conta com a ajuda de Bronson Peary, um ex-atleta que trabalha como motorista de máquina de limpar neve. (Eddie, the Eagle; Reino Unido, Alemanha e EUA, 2015)

Carruagem de Fogo

Chariots of Fire; Reino Unido, 1981)

O longa recebeu o Oscar de Melhor Filme, Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, mais Elenco. Carruagem de Fogo é sobre os corredores Harold Abrams, filho de imigrantes judeus, e Eric Liddell, protestante de origem escocesa que defendem a Inglaterra nas Olimpíadas de 1924. Colegas na faculdade de Cambridge, os jovens decidem competir para superar desafios pessoais. O filme tem a direção de Hugh Hudson. (Chariots of Fire; Reino Unido, 1981)

Eu Sou Bolt

(I Am Bolt; Reino Unido, 2016)

O longa conta a história de um dos maiores atletas da história dos Jogos, Usain Bolt. O Atleta foi dominante nas pistas, levando o ouro em todas as provas de velocidade entre 2008 e 2016. Em ‘Eu Sou Bolt‘, o carismático corredor jamaicano mostra sua vida para além das pistas. O documentário tem a participação de importantes ídolos do esporte como Pelé, Neymar e a tenista americana Serena Williams. (I Am Bolt; Reino Unido, 2016)