O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás e do Brasil. Confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 7 de junho e 11 de junho.

  • Goiás deve receber até 100 mil vacinas da Janssen;
  • Saúde de Goiânia associa linhagem identificada em abrigo como causa de repique da 2ª onda de Covid;
  • Grupo da Prefeitura acatou 100 emendas da Câmera ao Plano Diretor, mas recusou aumentar área de expansão urbana;
  • Empresários lançam nova identidade em evento com Bolsonaro, mas negam alinhamento político.

Vacinas da Janssen

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, em entrevista à Sagres, Goiás deve receber na próxima semana até 100 mil doses da vacina da Janssen, que é dose única. Os imunizantes têm prazo de validade até 27 de junho, ou seja, o Estado tem de 10 a 14 dias para receber, distribuir e aplicar todas as doses.

2ª onda em Goiânia

Uma nova linhagem da variante do coronavírus identificada em um abrigo de idosos na última segunda-feira (7) em Goiânia, pode ser a causa de um repique da 2ª onda da doença na cidade. A capital registrou, desde a semana passada, aumento da ocupação hospitalar, subindo mais de 17% (65% para 82,75%).

Plano Diretor

A comissão formada pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, para análise do Plano Diretor, finalizou o texto e encaminhou a proposta para o gestor municipal. Em entrevista à Sagres, a coordenadora do Plano Diretor da Secretaria de Planejamento, Carolina Alves, contou que o grupo acatou 100 emendas da Câmara ao Plano Diretor, mas recusou aumentar a área de expansão urbana. A proposta foi rejeitada pois é contrária ao estatuto da cidade.

Nova identidade

Na última quarta-feira (9/6), cerca de 30 entidades patronais do Estado lançaram a Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest). O evento teve a presença do presidente Jair Bolsonaro, mas o presidente da Federação negou que tenha algum vínculo político com o Bolsonaro. “Fizemos essa articulação para que o lançamento fosse na presença de Bolsonaro para mostrar a ele que nasce uma entidade nova e qual seu propósito. (…) Não estaremos ali pra receber uma benção do presidente, mas sim aproveitar o momento para mostrar nossa força”.

Saiba o que foi destaque no Sagres em Tom Maior

UFG entre as melhores universidades do mundo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) entra pela primeira vez no Ranking OS Quacquarelli Symonds 2022 das melhores universidades do planeta. Em entrevista ao Sagres em Tom Maior #284, o reitor da UFG, Edward Madureira, falou sobre a importância de figurar no ranking. “Esse resultado é consequência de a UFG ter se tornado um polo de atração de cérebros, de pessoas que vieram para cá construir a sua vida, a sua carreira profissional”, afirma.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão do jornalista Johann Germano