Cerca de 30 entidades patronais do Estado lançam nesta quarta-feira (9/6), às 14 horas, em Anápolis, a Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest). O evento deve contar com a participação do presidente Jair Bolsonaro, que visitará a igreja evangélica Church in Connection, na cidade.

Leia também: Rogério Cruz busca em Brasília recursos para cumprir promessa da campanha de 2020

Em entrevista à Sagres, o presidente da Faciest, Rubens Fileti, negou que a entidade tenha vínculos políticos. “A federação não é uma entidade que vai ser rotulada. Ela não nasce com rótulo de partido de presidente. Fizemos essa articulação para que o lançamento fosse na presença de Bolsonaro para mostrar a ele que nasce uma entidade nova e qual seu propósito. (…) Não estaremos ali pra receber uma benção do presidente, mas sim aproveitar o momento para mostrar nossa força”, afirmou.

Ouça a entrevista completa:

Segundo Fileti, a entidade surge como alternativa à Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado (Facieg), da qual a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) se desfiliou em dezembro de 2019. A nova entidade tem entre as filiadas as associações dos Hospitais Privados de Alta Complexidade (Ahpaceg), dos Lojistas do Flamboyant Shopping Center (Aslof), a Associação Empresarial da Região da 44 (AER 44) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

“Algumas entidades estavam se sentindo soltas e não representadas. Nós nos unimos em 2020 e após um planejamento, chegamos nessa associação. A nossa ruptura com a Facieg veio em 2019, depois que a Acieg resolveu sair porque não tinha o foco nas entidades de classe. Nosso principal motivo de saída foi a não convergência de ideias do rumo que a Facieg estava seguindo. Então, nós estamos dando apoio àquelas que não se sentiam representadas e abarcando novas entidades que nunca tiveram a quem recorrer. Viemos para acelerar a retomada econômica em Goiás “, pontuou Rubens.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, não tem agenda para acompanhar o evento em Anápolis. Segundo Rubens, a Faciest já foi apresentada a ele. “A primeira pessoa que apresentamos a federação foi o Caiado, que de imediato abraçou todos os seus membros. Tivemos a informação que, por um conflito de agenda, ele não poderá estar conosco”, disse Fileti.

O lançamento da Faciest acontecerá no Aeroporto de Anápolis e acontece junto com a entrega de propostas dos empresários para a Reforma Tributária e sobre a criação da Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS).