O Conexão Sagres desta semana traz um resumo das principais notícias do estado de Goiás. Confira o que foi destaque entre os dias 15 e 19 de fevereiro.

  • Governo define nova estratégia para combater Covid-19 em Goiás; Classificação para fechamento de municípios será feita semanalmente
  • Gestores municipais temem que nova onda da Covid-19 afete arrecadação;
  • Deputado afirma que prioridade da Câmara precisa ser o Auxílio Emergencial;
  • Henrique Meirelles afirma que seu acordo com PSD é para disputar o Senado, não o governo de Goiás
Estratégias para o combate da Covid-19

Na terça-feira (16), a Secretaria da Saúde de Goiás definiu novas estratégias para combater a nova onda de coronavírus no Estado. Sendo assim, em nota divulgada, o secretário Ismael Alexandrino atribuiu divisões de situação de alerta, situação crítica e situação de calamidade entre as 18 regiões do estado.

Nas regiões em situação de alerta, o funcionamento das atividades ocorre de maneira normal, exceto para os eventos com mais de 150 pessoas. Haverá fiscalização de protocolos especiais. Agora para as situações críticas, com risco de alta transmissão, a capacidade máxima será de 30%. Com risco médio, 50% da capacidade.

Por outro lado, os eventos sociais a capacidade limite será de 150 pessoas, e transporte público o número máximo de pessoas sentadas. Em situação de calamidade, a recomendação é interrupção de todas as atividades previstas.

Arrecadação em meio a pandemia

Com a nova onda de Covid-19 no estado, os prefeitos temem que a arrecadação das cidades sejam prejudicadas. Dessa forma, acreditam que será necessário pedir novamente ajuda financeira ao governo federal. No ano de 2020, o governo repassou aos municípios goianos cerca de R$ 873,94 milhões. Agora os prefeitos averiguam a necessidade de suprir as dificuldades de arrecadação com a ajuda da federação.

Auxílio Emergencial

O deputado federal Lucas Virgílio (Solidariedade) declarou em entrevista ao Sagres Sinal Aberto que a prioridade para a votação da câmara é o auxílio emergencial. “A pauta prioritária do congresso nacional, como um todo, tem que ser tanto o retorno do auxílio emergencial, quanto a aquisição de vacinas”.

Além disso, afirmou que o teto de gastos não deve ser obstáculo para a retomada do auxílio emergencial, e a população precisa estar em prevalência. Lucas Virgílio também comentou que ano passado esta ajuda financeira foi o que manteve a economia brasileira de pé.

Henrique Meirelles em busca do Senado

O Secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Henrique Meirelles disse em entrevista ao Sagres Sinal Aberto que pretende disputar ao Senado e não ao Governo de Goiás, pelo PSD. Ainda comentou que quando recebeu o convite do partido, não houve conversas para ser o possível sucessor de Ronaldo Caiado.

“Não houve conversa prévia sobre minha entrada no partido com o governador. Recebi o convite de Vanderlan Cardoso, Vilmar Rocha e Gilberto Kassab. Fizemos uma reunião na casa de Gilberto Kassab, do onde fui convidado. Não foi pré-combinado com Caiado a minha entrada no partido”.

Sagres em Tom Maior

Habilidades apontadas pelo Fórum Econômico Mundial

Entre os destaques do Sagres em Tom Maior desta semana, a especialista em estratégia de carreira Rebeca Toyoma falou sobre as habilidades essenciais apontadas pelo Fundo Econômico Mundial. Sendo assim, são 5 habilidades que os profissionais devem desenvolver para acompanhar as mudanças acarretadas pela pandemia no mercado de trabalho.

Dia Internacional da Mulher

O segundo destaque da semana foi a divulgação do livro Natureza Íntima, da autora Maria Barreto. A obra auxilia as mulheres a seguir em direção à própria potência e autonomia.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação em parceria com a Iphac e a Unialfa, sob supervisão da jornalista Tandara Reis.