O 7º Grande Goiânia Hip Hop será realizado entre os dias 13 e 15 de maio, no Palácio da Cultura, na Praça Universitária, localizada no Setor Leste Universitário. O evento, que é uma conferência da cultura do Hip Hop de Goiás, vai reunir importantes artistas da cena local para workshops, palestras sobre cultura, debates e apresentações culturais. A conferência não era realizada desde 2016.

Em entrevista à Sagres, o produtor do evento, CDJ, disse que os motivos foram falta de ações necessárias e estrutura, e explicou o que a edição de retorno vai levar ao público. Confira a entrevista completa a partir de 00:08:22

“O Grande Goiânia Hip Hop traz essa proposta de formação e o principal, traz novos artistas que surgiram de 2016 até 2022. Então o palco vai estar repleto de artistas novos, mas artistas que já estão se destacando no cenário nacional e principalmente no cenário regional, como por exemplo a Iná Avessa, Raquel Reis, Jimy NZ, Jovemcore, Shibuya, Renedy e tantos outros que vão estar fazendo o seu show e também a galera que vai pra batalha de MCS”, disse.

A expectativa do produtor CDJ é alta e uma das motivações é o espaço onde o evento vai ser realizado. “A Praça Universitária já tem uma vida própria de pessoas e, com esse evento, a gente espera que seja uma casa lotada, mas com aquele receio, porque infelizmente nós temos que limitar a quantidade de pessoas para adentrar o espaço do Palácio da Cultura”, argumentou.

De acordo com CDJ, a expectativa era realizar a conferência no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) ou no Centro Cultural Martim Cererê. Mas o primeiro não tem data disponível e o segundo está passando por reforma. Por causa do espaço menor, aqueles que tiverem interesse de entrar no Palácio da Cultura e participar das palestras, debates e apresentações precisam fazer o credenciamento no site e colocar o nome na lista. 

A programação é extensa e pode ser conferida no site. O evento é gratuito e, segundo CDJ, aberto também para pessoas que querem conhecer o Hip Hop. “Você que não conhece a cultura Hip Hop essa é uma oportunidade de ver de perto as ações formativas, o que é o Hip Hop”, finalizou.

Cultura do Hip Hop em Goiânia

Além de ter uma cultura sertaneja forte, Goiânia também apresenta um grande repertório de música alternativa, que vai do Rock, ao Rap e também ao Hip Hop. “Se você andar na cidade de segunda a segunda você vai se deparar com um grupo de jovens reunidos em uma praça, em um espaço fazendo as tradicionais batalhas de MCS. Então o Grande Goiânia Hip Hop 2022 vem com essa estrutura para celebrar o Hip Hop da nossa cidade, do nosso estado e valorizando sempre o artista local”, disse CDJ.

O produtor do evento explica que é costume estruturar o conceito de Hip Hop em quatro pilares. “O hip hop é a dança, que é o break, tem o DJ, o grafite e o MC”, disse. Mas CDJ afirma que há um quinto fundamental nesse conceito, que é o público. “Eu costumo dizer que o quinto elemento é fundamental, que são aquelas pessoas que fazem com que aconteça o Hip Hop, são aquelas pessoas que vão para participar das ações da cultura Hip Hop, então eu jogo mais um elemento, costumam falar que é quatro e eu digo que são cinco”, finaliza.

Leia mais: