Neste domingo (1), Luiz Inácio Lula da Silva, o novo presidente do Brasil, não será o único a ser empossado no primeiro dia de 2023. Além do chefe do Executivo federal, também assumem os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal.

Nas Eleições de 2022, 18 governadores foram reeleitos, um feito inédito na história do país. Dos 27 candidatos eleitos para o próximo quadriênio, 17 ganharam no primeiro turno. Apenas duas mulheres serão chefes de governo estadual.

Unanimidade em Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) se tornou o primeiro governador goiano a ganhar duas eleições seguidas no primeiro turno. Neste ano, o candidato recebeu 1.806.892 de votos, com 51,81% dos votos válidos.

Governador do Rio de Janeiro desde agosto de 2020, após o afastamento acompanhado por impeachment de Wilson Witzel, em abril de 2021, Cláudio Castro (PL) também foi reeleito no primeiro turno, com 58,67% dos votos válidos.

Em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) foi outro governador reeleito com folga já no primeiro turno. O candidato obteve 56,18% dos votos válidos e venceu a disputa contra o candidato Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte.

Já Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro e ex-diretor-geral do DNIT no governo Dilma, foi eleito governador de São Paulo. O carioca venceu Fernando Haddad (PT) com 55,27% dos votos válidos no segundo turno.

Confira os 27 governadores estaduais e distrital eleitos em 2022
Leia também