Um Projeto de Lei (PL) do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir educação e administração financeira nos currículos da educação básica. O senador justifica na proposição de quatro páginas que o ensino financeiro deverá ser transversal. O objetivo é trabalhar “habilidades e conhecimentos fundamentais para o sucesso financeiro dos indivíduos”.

“Ela abrange conceitos básicos como a importância de poupar, planejar e gerenciar o dinheiro de forma eficiente. Além de ensinar sobre como tomar decisões financeiras inteligentes, como investir, fazer empréstimos e lidar com dívidas”, argumenta no documento.

A proposta do senador é para um ensino transversal, ou seja, com currículo equivalente ao de pluralidade cultural, orientação sexual e meio ambiente. São temas que só o Ministério da Educação pode incluir no ensino básico.

O texto da proposição espera análise da Comissão de Educação e Cultura. Mas como o autor não indicou fonte de recursos para a política, ele será votado na comissão em decisão terminativa – quando a comissão decide com o mesmo valor que tem a votação no Plenário. Se aprovado na comissão, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Conhecimento

Para o senador Izalci Lucas, a política educacional será uma oportunidade para os estudantes construírem “uma base sólida de conhecimentos financeiros” desde a adolescência. Assim, eles serão capazes de gerir dinheiro e tomar decisões que evitem armadilhas financeiras.

“Ao ensinar educação financeira desde cedo, combateremos a falta de conhecimento e o endividamento, evitando que muitas pessoas enfrentem dificuldades financeiras simplesmente por não terem recebido uma educação adequada sobre o assunto, ao mesmo tempo que daremos a todos os estudantes, independentemente da origem, a oportunidade de ter sucesso financeiro”, afirma.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade.

Leia mais: