(Foto: Divulgação)

Fiódor Dostoiévski é considerado um dos maiores pensadores e romancistas da história. Ele foi um filósofo, escritor e jornalista do império russo. Nasceu em Moscou, no dia 30 de outubro de 1821.

Em suas obras, explora temas como questões existenciais, suicídio, pobreza, assassinato, romances e até mesmo religiosidade. Dostoiévski publicou seu primeiro romance em 1846, a obra “Pobre Gente”, que retrata o povo humilde da cidade de São Petesburgo.

No ano seguinte, o autor engajou-se se na luta da juventude democrática russa contra o regime de Czar Nicolau I. Uma das obras que mais se aproxima do romantismo é o livro “Noites Brancas” (ouça no site toca livros.com).

Dostoiévski foi preso em 1849 e enviado para a Sibéria, onde passou cinco anos prestando serviços como soldado russo. Em 1859, retorna para São Petersburgo e relata essa experiência na obra “Recordações da Casa dos Mortos”, considerada o melhor livro de toda a literatura moderna. O pensador morreu em 1881.

{source}

<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/411247584&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}