Elias Júnior (PMN) – 33

“Deputado estadual, radialista, jornalista, envolvido nas causas do povo, esposo da Márcia e pai da Mariana e da Lívia.” É assim que Elias Júnior, candidato à prefeitura de Goiânia pelo PMN (Partido da Mobilização Popular), se define. Elias recebeu 14.799 votos em 2010, quando foi eleito Deputado Estadual pelo partido. Esta foi sua primeira disputa eleitoral. Em 2012, o deputado foi conclamado pelo partido a concorrer à prefeitura de Goiânia.

Elias Júnior tem 34 anos e nasceu em Peixe, cidade do Tocantins. Chegou a Goiânia com 12 anos e oito anos depois começou sua carreira no rádio. Em 2005 se formou em Jornalismo na Universidade Federal do Tocantins. Se destacou na apresentação de programas de rádios populares, tanto em Goiânia, quanto em Palmas-TO. Ganhou grande popularidade quando passou a fazer parte do programa “Balanço Geral” da Rede Record, voltado principalmente para a população de baixa renda de Goiás.

O deputado alia suas atividades legislativas à apresentação de um programa radiofônico em Goiânia. Na Assembleia é vice-presidente da comissão de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e titular da comissão de Defesa dos direitos do consumidor, criança e adolescente. 


Isaura Lemos (PCdoB) – 65

isaura-05-09Natural de Jundiaí, São Paulo, Isaura Lemos, nasceu em 1954 e cresceu em um ambiente revolucionário. Sua família esteve envolvida nas lutas contra o regime militar vigente na época. Conheceu seu marido, o goiano e também político Euler Ivo, e aos 20 anos decidiu se aventurar em uma vida clandestina na Bahia. Foi guerrilheira numa base montada na região amazônica e veio para Goiás em 1980.

Ao lado do marido ajudou a reconstruir o Partido Comunista do Brasil, em Goiás e trabalhou como enfermeira, sua profissão, na Santa Casa. Sua vida politica priorizou inicialmente as lutas das mulheres. Ajudou na fundação do Centro Popular da Mulher e em 1998 elegeu-se deputada estadual. Se desfiliou do PCdoB e contribuiu para a formação do PDT em Goiás, foi presidente estadual do partido.

Sua filha Tatiana Lemos também entrou para política e é vereadora por Goiânia. Isaura tem mais duas filhas, a cantora Maíra e Júlia. Está no quarto mandato como deputada estadual, voltou ao PCdoB em 2011 e é presidente do partido em Goiás. Na última eleição para a assembleia legislativa recebeu 21.564 votos e disputa pela primeira vez a prefeitura de Goiânia. 


José Netho (PPL) – 54

JOSE-NETHO-05-09O administrador José Netho tem 34 anos, é solteiro e candidato à prefeitura pelo Partido da Pátria Livre (PPL), criado em outubro de 2011. Ao contrário da maioria dos seus concorrentes, José Netho tem pouca experiência na administração pública.

José Netho foi militante de movimentos estudantis em Goiânia e Trabalhou na AMOB (Agência Municipal de Obras). Se orgulha em dizer que é morador do setor Fama há 34 anos. O candidato já se filiou ao PMDB e PSC e agora garante que encontrou “sua casa” no PPL. 


Jovair Arantes (PTB) – 14

JOVAIR-ARANTES-05-08O candidato à prefeitura pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) tem uma longa trajetória na política goiana. Jovair Arantes tem 61 anos, cumpre o seu quinto mandato de Deputado Federal por Goiás. Natural de Buriti Alegre, cidade do interior goiano, Jovair Arantes é cirurgião-dentista, formado pela Faculdade de Odontologia João Prudente de Anápolis e começou sua carreira como político em 1983 quando se filiou ao PMDB.

Seu primeiro mandato como vereador por Goiânia foi em 1988, no ano seguinte participou ativamente da instituição do PSDB em Goiás. Em 1990 elegeu-se deputado estadual e foi vice-prefeito de Goiânia na chapa de Darcy Accorsi, deixou o cargo para se candidatar a Deputado Federal.

Em 1994 foi eleito deputado federal pela primeira vez, fato que se repetiria mais quatro vezes. Buscando mais espaço no cenário estadual, Jovair deixou do PSCB em 2003 e se filiou ao PTB. Concorre à prefeitura pela Coligação Goiânia 24 Horas. 


Pantaleão (PSOL) – 50

REINALDO-PANTALEAO-05-09Reinaldo Assis Pantaleao, o professor Pantaleão, tem 62 anos, é viúvo, pai de três filhos e militante de esquerda há 45 anos. Filho de pai militar e mãe dona de casa, Pantaleão teve seu primeiro emprego aos 15 anos, quando trabalhou como ajudante de sapataria. Em 1967 foi expulso do Colégio Estadual Pedro Gomes por exercer atividades políticas e movimentar a militância estudantil.

Pantelão se formou em História na Universidade Federal de Goiás em 1972 e logo começou a lecionar. Participou das lutas contra o Regime Militar Brasileiro integrando o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e em 1976 se candidatou a vereador pela primeira vez. Foi um dos fundadores e dirigentes do PT, mas em 2005 se desfiliou do partido. Em 2012, disputa a prefeitura de Goiânia pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). 


Paulo Garcia (PT) – 13

PAULO-GARCIA-05-09Paulo Garcia foi eleito vice-prefeito em 2008 na chapa de Iris Rezende e assumiu a prefeitura de Goiânia em 2010, quando o então prefeito renunciou o cargo para disputar as eleições para governador de Goiás. Concorre a reeleição pelo Partido Trabalhista (PT).

Paulo Garcia tem 53 anos, é casado e pai de dois filhos, goianiense e médico neurocirurgião. Foi membro do Conselho Regional de Medicina de Goiás (CRM-GO), professor de Neurocirurgia na Faculdade de Medicina, diretor-presidente da Unimed Goiânia, por dois mandatos, e dirigente no Sistema Nacional Unimed.

Na política se filiou ao PT, participou da organização do partido em Goiânia e se elegeu deputado estadual de 2002 a 2006. Paulo Garcia foi o único nome indicado e escolhido pelo PT para a reeleição na prefeitura. 


Rubens Donizetti (PSTU) – 16

RUBENS-DONIZZETI-05-09Rubens Donizetti nasceu no interior de Goiás, em Córrego do Ouro e mantém vivo os ideais socialistas. Candidato à prefeitura pelo PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), Rubens apoia as lutas trabalhistas e a mudança do atual modelo capitalista.

Rubens Donizetti tem 59 anos, é advogado e atua na área trabalhista. Trabalhou na Caixa Econômica Federal e foi servidor do extinto INAMPS (atual INSS). Nas últimas eleições para o Senado concorreu por Goiás e recebeu 7.803 votos. 


Simeyzon Silveira (PSC) – 20

SIMEYZON-SILVEIRA-05-09Vereador em Goiânia pelo PSC (Partido Social Cristão) Simeyzon é presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Turismo da câmara dos vereadores e PSC Goiânia. O candidato à prefeitura de Goiânia pela coligação Goiânia: Minha Cidade, Minha Família tem 34 anos é casado e tem dois filhos.

Simeyzon milita pelo PSC desde 2002, porém em 2006 se candidatou a deputado estadual pelo PMDB, com apoio de Iris Rezende. É goianiense e seu primeiro emprego foi como bancário, trabalhou como coordenador do Banco do Povo e assessor de Iris Rezende na prefeitura de Goiânia.

É formado em História pela Faculdade Universo, pastor de jovens da Igreja Luz para os Povos e já lecionou cursos de teologia. O candidato foi já presidente do PSC Jovem em Goiás. Simeyzon foi eleito vereador em 2008 com 5.914 votos, em seu mandato teve três projetos de lei sancionados.

A candidatura de Simeyzon Oliveira a prefeitura de Goiânia tem o apoio do presidente Regional do DEM, Ronaldo Caiado, do presidente do PRP, Jorcelino Braga e do ex-candidato ao governo Vanderlan Cardoso.