A Federação Goiana de Futebol (FGF) realiza nesta segunda-feira (7) às 10h da manhã o Conselho Técnico do Campeonato Goiano 2023. O evento ocorre no auditório do Castro’s Park Hotel, em Goiânia. 

Na reunião do Conselho técnico serão definidas a fórmula de disputa e todas as demais diretrizes para a próxima edição do Goianão. O estatuto do torcedor estabelece que o modelo da competição pode ser alterado a cada dois anos, e o que for decidido hoje valerá para as competições de 2023 e 2024.

Nova fórmula de disputa

A proposta colocada em votação e aprovada nesta manhã funciona assim: são 12 times em um único grupo em que todos se enfrentam. São eles: Anápolis, Aparecidense, Atlético, Crac, Goianésia, Goiânia, Goiás, Grêmio Anápolis, Inhumas, Iporá, Morrinhos e Vila Nova. As oito melhores equipes se classificam à fase quartas de final que terá jogo único. Semifinais e final terão jogos de ida e volta.

Nas quartas de final, semifinal e final, o time melhor colocado terá a vantagem de fazer a segunda partida em casa. Na reunião foi proposto o benefício de dois resultados iguais para o melhor colocado nos duelos das quartas de final, mas não foi aceita.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabeleceu que a competição terá 16 datas disponíveis. Ainda segundo o regulamento, os seis melhores colocados do Goianão 2022 disputarão seis partidas como mandantes e cinco como visitantes.

Clássicos

Os mandos de campo dos clássicos na primeira fase ficou definido da seguinte forma:

  • Atlético-GO x Goiás – Estádio Antônio Accioly.
  • Goiás x Vila Nova – Estádio Hailé Pinheiro.
  • Vila Nova x Atlético-GO – Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga.

Na edição de 2023, o Atlético Goianiense irá em busca de defender o seu título, conquistado na atual temporada. Outra novidade é retorno do Inhumas e do Goiânia à 1ª Divisão. A Pantera Avinhada volta ao Goianão após 27 anos, enquanto o Galo Carijó teve sua última participação em 2020.

Representantes na reunião

De todas as equipes, o Atlético-GO foi o único que não conseguiu enviar representante para o Conselho Técnico por questões de logística, já que a partida contra o Fortaleza ocorreu na véspera no Castelão, na capital cearense. Confira a lista a seguir

Atlético: não conseguiu enviar representante;
Goiás: Harlei Menezes (vice-presidente de Futebol);
Vila Nova: Vinícius Cerqueira (vice-presidente);
Iporá: Guilherme gomes (presidente);
Anápolis: Marlon Caiado (presidente);
Crac: Roberto Silva (presidente);
Morrinhos: Leandro Nato (presidente);
Goianésia: Marco Antônio (presidente);
Aparecidense: Elvis Mendes (presidente);
Grêmio Anápolis: Raimundo Silva (diretor);
Inhumas: Paulo barbosa (presidente);
Goiânia: Alexandre Godoi (presidente).

Leia mais