“Garantir que nenhum estudante seja deixado para trás, com uma educação inclusiva e acessível”. Essas foram algumas palavras de Ranilson Ferreira Paiva Júnior, presidente da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO), que comemora nesta terça-feira (5), 73 anos de fundação. Em comemoração à data, aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO), uma sessão com entrega do Certificado de Mérito Legislativo.

Novo Ensino Médio

O presidente da UEE-GO, ainda relatou que as mudanças no Novo Ensino Médio, que foi aprovado durante o governo Michel Temer, mas que está suspenso para mais discussões sobre o tema, estão sendo observadas de perto pelas entidades estudantis e causam preocupação.

“O Novo Ensino médio proposto tem gerado grandes preocupações, legitimas, com relação ao acesso equitativo dos estudantes. Não podemos permitir que mudanças dessa magnitude comprometam o futuro dos estudantes. nossa luta é por um ensino médio que promova uma formação integral, que incentive o pensamento crítico e garante oportunidades iguais para todos”, finalizou Ranilson.

Atuação

O deputado Mauro Rubem (PT), que propôs a solenidade, destacou que as atuações da UEE-GO ao longo de sete décadas são suficientes para justificar a honraria. Ele apontou os movimentos estudantis em defesa da Universidade Federal de Goiás (UFG) e como a luta pela educação é responsável por elevar o status de Goiás em questões como saúde, segurança e economia.

“Quero relatar minha alegria pelas diversas correntes políticas que coordenam e constroem os movimentos estudantis. É nessa pluralidade e liberdade de ideias que aprenderemos novas formas de derrotar os males do mundo”.

Engajamento

A chefe da seção de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa de Goiás, Ana Rita de Castro, aproveitou e parabenizou os jovens engajados nos movimentos estudantis, pois no últimos últimos tempos, tem percebido ações para descredibilizar, enfraquecer e desarticular as políticas públicas de educação.

“Não podemos contar a história brasileira sem mencionar a importância da juventude nos processos de transformação, luta e resistência que tem sido travada historicamente. Não podemos falar de nenhuma evolução social sem a presença dos estudantes”, completou Ana Rita.

Reflexão

O presidente da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO), Ranilson Ferreira Paiva Júnior, afirmou que a homenagem é um momento de reflexão comemoração.

“ Ocasião de olhar para trás e reconhecer todas as conquistas e desafios que superamos e avançamos., disse Ranilson, que ainda destacou a luta por educação de qualidade e pela garantia de direitos dos estudantes, que aspiram um futuro melhor.

“Nossos esforços tem sido guiado pela paixão pela educação e pela crença no poder de transformador das Uniões Estudantis”, completou o presidente da UEE-GO.

*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Leia mais

Paralimpíadas Escolares: Delegação de Goiás alcança 117 medalhas

MPGO lança cartilha de valores para o público infantil