(Foto: Sagres On)

Em 20 de agosto de 1889 nascia na cidade de Goiás Anna Lins dos Guimarães Peixoto, que os goianos conheceram como Cora Coralina. Nesta terça-feira, 20 de agosto de 2019, celebra-se o aniversário de 130 anos da poetisa mais famosa de Goiás. 

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/668467052&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Neste terça-feira (20), o governador Ronaldo Caiado assinará o decreto que institui 20 de agosto de 2019 a 20 de agosto de 2020 como o Ano Cultural Cora Coralina. A iniciativa tem como objetivo voltar as atenções para aquela que é uma das maiores artistas da história de Goiás. A assinatura do decreto será no Museu Casa de Cora Coralina, local onde a poeta esteve a maior parte da vida, ora escrevendo versos, ora fazendo doces.

Confira o Super Destinos sobre o Caminho de Cora

Programação da comemoração de 130 anos de Cora Coralina:

06h30 – alvorada no Museu Casa de Cora

09h00 às 16h – funcionamento do Museu para visitantes

16h00 – Lançamento do Ano Cultural Cora Coralina e do selo comemorativo dos Correios

19h00 – Missa de Ação de Graças no Santuário de Nossa Senhora do Rosário

21h00 – Partilha dos bolos

22h00 – Serenata com o cantor Marcelo Barra

Conheça o Caminho de Cora Coralina

Com o objetivo de desenvolver atividades de turismo nos parques estaduais e em áreas naturais de Goiás, o governo do estado lançou o programa ‘Experiências na Natureza’, em setembro de 2017. O programa promove ações turísticas que vão explorar regiões tradicionais do estado, atraindo atletas, ecologistas e pessoas que gostam de praticar atividades como caminhada, corrida e ciclismo na natureza. Três trajetos já estão programados: Caminho das Águas Quentes (entre caldas Novas e Rio Quente), Caminho da Chapada dos Veadeiros, e Caminhos de Cora (passando por várias cidades, como Goiás e Pirenópolis).

Uma das homenagens a poetisa, “O Caminho de Cora Coralina” é uma rota de ecoturismo inspirada no Caminho de Santiago, na Espanha. Ela mistura o que há de melhor na região do interior de Goiás: história, gastronomia, natureza e cultura. São 300km que passam por cinco cidades históricas, oito povoados, mais de 20 igrejas, inúmeras cachoeiras e parques.

Toda a rota foi planejada para o cicloturismo e fazer o circuito de bicicleta é uma boa opção. É possível também fazê-lo a pé com uma mochila nas costas. Esteja preparado para andar ou pedalar de 25 a 30km por dia. Por isso, o ideal é separar duas semanas para fazer tudo com calma.

Se você preferir, é possível quebrar o roteiro em partes e fazer apenas em finais de semana. Com a facilidade de acesso a partir de Brasília ou Goiânia, dá pra conhecer a região de Pirenópolis em uma vez, depois Cidade de Goiás e por aí vai!

Onde fica e como chegar

O marco zero do Caminho de Cora Coralina é na cidade de Corumbá de Goiás. Ela fica a apenas 115km de Goiânia e 130km de Brasília, o que significa uma viagem de cerca de 2h de carro a partir de uma dessas duas cidades. O ponto final é na Cidade de Goiás, que fica a 150km de Goiânia (3h de carro) e 330km de Brasília, (5h de carro).

Quando ir

A melhor época para fazer o Caminho de Cora Coralina é entre maio e junho ou setembro e outubro. Isso porque nos meses de outono e primavera as temperaturas estão mais amenas e a água é abundante. Durante o verão você poderá enfrentar estradas muito enlameadas e os meses de inverno, especialmente agosto, o ar vai estar muito seco.

Atrativos do Caminho de Cora Coralina

Salto de Corumbá

Essa belíssima cachoeira é acessível por uma trilha de apenas 15 minutos e tem um poço delicioso para banho. O local conta com um restaurante e opções de atividades. É possível passar o dia todo por lá!

Cachoeiras em Pirenópolis

Pirenópolis é a cidade das cachoeiras! São ao menos 80 quedas catalogadas. A maioria delas fica em propriedade privada, entre elas está a Cachoeira do Abade, Cachoeira do Rosário e o Parque Estadual dos Pireneus.

Parapente em Jaraguá

Uma ótima opção para quem quer deixar o passeio ainda mais aventureiro é fazer um voo de parapente na Serra de Jaraguá. Inclusive, é possível fazer um trecho do Caminho pelos ares voando de Jaraguá até Itaguari, cidade seguinte na rota.

Cavalhadas

As cavalhadas são uma celebração cultural imperdível no estado de Goiás. São 9 municípios no estado que contam com estas festividades. Quatro deles fazem parte do roteiro: Corumbá, Pirenópolis, Jaraguá e São Francisco. A data é flexível, pois está sujeita ao calendário religioso cristão, mas já anota aí que o evento ocorre entre maio e junho.

Museu da Cavalhada em São Francisco

O museu é simples, mas muito rico na história das Cavalhadas de São Francisco. O Rei Mouro, Zé Roberto, foi quem fundou o museu em um cômodo de sua própria casa. Ele nos recebeu com diversas histórias e curiosidades sobre o tema.

Arraial de Ouro Fino

Há 60 anos atrás esse povoado acabou, pois todos foram embora de lá. O que restou foram as ruínas da Igreja e as lendas. Chico Mineiro, personagem da famosa música de Tonico e Tinoco morreu lá no Arraial, após desavenças com outro sertanejo.

Centro histórico da Cidade de Goiás

A Cidade de Goiás foi capital do estado no passado, o que significa que ela foi o centro comercial e econômico da região por muitos anos. Foi só em 1932 que a capital passou para Goiânia. A antiga casa da própria poetisa marca o fim do caminho.

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/xhziPYAPA0k” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/ctVlqKScRB8″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}