Nesta quarta-feira (11), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) e que acarreta infecções respiratórias. Desde sua descoberta na China no final do ano passado, a doença tem se espalhado pelo mundo, inclusive no Brasil. Nesta tarde, o Ministério da Saúde confirmou 52 casos da doença, número que aumentou para 69 com novas atualizações.

Em Goiás, são 17 suspeições do novo coronavírus, embora nenhuma ainda tenha sido confirmada no estado. Já no Distrito Federal, onde dois casos foram confirmados de 74 suspeitos, o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou nesta noite no Diário Oficial a suspensão de aulas nas redes pública e privada, além de eventos que exijam licenças do governo distrital, por pelo menos cinco dias para “absorver a decisão tomada mundialmente”.

Em virtude da situação, André Luiz Pitta, presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), foi entrevistado pela reportagem da Sagres 730 e afirmou que “estamos avaliando com muita atenção e cautela o que vem acontecendo. A preocupação é grande, e não só do futebol goiano, como o brasileiro e o mundo esportivo inteiro”. Sobre os procedimentos a serem tomados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assegurou que a entidade “vem aguardando qualquer tipo de posicionamento das autoridades de saúde do país”.

André Pitta

Como exemplo, a Itália, país que registra maior número de casos do novo coronavírus no continente europeu, está de quarentena e todos os eventos públicos, incluindo as partidas de futebol, estão suspensas no país. O zagueiro Daniele Rugani, da Juventus, foi diagnosticado com a doença Covid-19 e os funcionários do clube, assim como os empregados da Internazionale, que enfrentou o time de Turim no último domingo (8), estão isolados nos seus respectivos centros de treinamento.

Na Espanha, a liga responsável pelos campeonatos das duas primeiras divisões do futebol determinou que os jogos aconteçam de portões fechados. Já nos Estados Unidos, a liga americana de basquete (NBA) cancelou o jogo entre Oklahoma City Thunder e Utah Jazz, que seria realizado nesta noite, após o atleta Rudy Gobert ter contraído a doença, o que levou aos atletas de ambos os times entrarem em quarentena já nos vestiários. A NBA também suspendeu por tempo indeterminado a temporada 2019/20.

Sobre os efeitos de uma eventual paralisação do Campeonato Goiano ou a realização de jogos com portões fechados, o presidente da FGF ressaltou que “esse é um prejuízo muito grande, porque se falarmos em paralisação dificilmente teria retorno neste ano, tendo em vista que não temos datas suficientes, então seria praticamente inviável a continuidade do campeonato. Em relação a jogos sem torcida, também um prejuízo muito grande, embora menor do que o campeonato não ter o seu término, mas de qualquer forma muito grande financeiramente”.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença.