O governador pediu nesta terça-feira (13) que os municípios goianos atualizem os registros de vacinas aplicadas contra a Covid-19. A solicitação foi feita durante live de divulgação do novo decreto de flexibilização das atividades não essenciais.

Segundo Caiado, caso a atualização não seja feita, o estado pode receber um número menor de doses contra a doença do novo coronavírus.

“Corremos o risco de amanhã Goiás receber menos número de vacinas em decorrência do não registro das vacinas que foram aplicadas junto ao Ministério da Saúde. Poderão amanhã nos encaminhar um número menor em decorrência da não atualização das vacinas aplicadas primeira e segunda doses”, conclui Caiado.

Segundo o último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), 638.507 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Goías, e 185.428 já tomaram a segunda.

A última remessa de vacinas foi recebida pelo estado na última sexta-feira (8). Foram 136.350 doses, sendo 59,6 mil da CoronaVac e 76.750 do consórcio AstraZeneca.

Segundo a SES-GO, o Estado de Goiás já recebeu 1.370.130 doses de imunizantes, sendo 1.110.680 da CoronaVac e 259.450 da AstraZeneca.

Preocupação

Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que ao menos 1,5 milhão de pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid ainda não completaram o esquema vacinal com a segunda dose. Agora, a previsão da pasta é elaborar estratégias com estados e municípios para chegar até os possíveis não imunizados e garantir a proteção desse grupo. Os dados foram divulgados pela pasta nesta terça-feira (13).

Segundo a coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Francieli Fontana, a orientação é que mesmo aqueles que já passaram do prazo para receber a segunda dose ainda busquem a vacinação, sob risco de comprometer a proteção caso não o fizerem.