(Foto: Divulgação)

Trabalhadores rurais, estudantes que fizeram ensino médio na rede pública e participaram de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pessoas de baixa renda poderão obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de maneira gratuita em breve. O custo anual estimado é de R$ 11 milhões. O próprio Detran-GO deverá arcar com o custo das CNHs do programa social.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/647972687&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Em entrevista à Sagres 730, o presidente do Detran, Marcos Roberto da Silva, explicou que cortes na instituição vão possibilitar a implantação do programa. “Essa economia veio dos cortes que fizemos, que direta e indiretamente, é aproximadamente R$ 136 milhões”, revelou.

A gratuidade para os perfis selecionados contempla desde a isenção das taxas para a abertura do processo até as aulas teóricas e práticas. Questionado sobre o objetivo do programa, o presidente do Detran disse que durante o Maio Amarelo, foi observado que muitos motoristas possuíam o veículo, mas não possuíam a CNH. Segundo ele, é necessário possibilitar o acesso das pessoas à carteira de habilitação.

“O objetivo é alcançar pessoas de baixa renda e os estudantes, que na sua maioria não está mais é procurando obter uma CNH tendo em vista os altos custos”, explicou. “O objetivo do governo é atingir as pessoas de baixa renda, que não tem possibilidade financeira”.