O Centro Cultural Marietta Telles Machado receberá, nesta quarta-feira (5), uma programação especial na 10ª edição da Aldeia Sesc de Artes. O público é para crianças de 5 a 9 anos com deficiência visual. A partir de 14h, um espetáculo sensorial de dança vai proporcionar uma experiência individualizada para cada criança no espaço, tempo, sonoridades, texturas e ludicidade, por meio do contato direto com bailarinas e bailarinos.

Cada criança terá a oportunidade de vivenciar uma sessão individual, guiada pelo elenco, que inclui também a exploração de uma instalação sonora e tátil. É a primeira vez que o espetáculo, que já percorreu 17 estados brasileiros, se apresenta em solo goiano. Além disso, também haverá uma oficina de livros e jogos lúdicos sensoriais.

O diretor do espetáculo, Marcelo Sena, explicou que a ideia surgiu a partir de uma pesquisa realizada pela companhia Etc. sobre a relação entre sons, música, dança e audição. “O foco da pesquisa era saber como as crianças poderiam experimentar tanto a linguagem da dança, que tem mais a ver com o corpo e com o movimento, quanto o universo do campo sonoro. Então a pesquisa se chama Áudio-dança, de um instituto de pessoas cegas para saber como era a recepção auditiva a partir do universo delas”, explica.

A pesquisa despertou o desejo de desenvolver um espetáculo especialmente para crianças cegas, de acordo com Marcelo. “Existem poucos espetáculos de dança para crianças e eles são feitos valorizando essa questão da visibilidade, por isso criamos o Tandan!, que é um espetáculo que não prioriza a visualidade, então tornamos o acesso mais fácil para as pessoas que já não tem visão. No caso das crianças, sejam elas com algum nível de deficiência visual ou completamente cegas também”, conta.

Acessibilidade

Conforme Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc e Senac, a valorização da acessibilidade é sempre uma prioridade para o Sesc. Nada poderia ser mais adequado do que apresentar um espetáculo que atenda às necessidades das crianças com deficiência visual nesta edição.

“A gente traz durante a Aldeia algumas atrações com intérpretes de Libras e agora trouxemos uma apresentação lúdica e sensorial para crianças com deficiência visual e assim, aos poucos vamos abrindo cada vez mais espaço para a inclusão social na cultura”, destaca.

A apresentação do Espetáculo Tandan! na Aldeia Sesc de Artes é uma parceria do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, juntamente com a Biblioteca Braille José Álvares Azevedo e o Museu da Imagem e do Som de Goiás.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 10 – Redução das Desigualdades

Leia mais: