O plano de sustentabilidade de Curitiba tem parques alagáveis contra enchentes e reserva hídrica contra estiagem. A prefeitura da cidade detalhou seu plano de sustentabilidade que fez a Fira Barcelona colocá-la como a Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023. O World Smart City Awards é uma das premiações mais importantes do mundo que avalia as responsabilidades das metrópoles em relação ao uso sustentável dos seus territórios.
Os cinco parques alagáveis da cidade melhoram a impermeabilização do solo e reduz a possibilidade de inundações. O método conhecido como “cidade-esponja” funciona como uma bacia de contenção natural em que as árvores e os lagos escoam a água da chuva para locais da cidade que não causem danos à infraestrutura. Nesse caso, os parques são temporariamente alagados, pois são projetados para isso, e a água não invade as residências.
O projeto está em fase de licitação para a construção de cinco unidades, entre elas estão o parque Colinas do Abranches e o um novo parque que terá essa função próximo ao Rio Barigui, no Bairro Novo da Caximba.
Reserva hídrica e mais
Outra novidade da prefeitura chama-se Reserva Hídrica do Futuro. Uma unidade já está em construção no bairro Umbará. O conceito delas é a formação de lagos para abastecer Curitiba em momentos de estiagem, mas os locais terão função de parque convencional e Centro de Educação Ambiental. A prefeitura estima que a Reserva Hídrica do Futuro tenha 26 km de extensão, sendo 70% em área de água e lagos dentro da cidade.
O programa de sustentabilidade da cidade é o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima) e conta com outras iniciativas.
O Ecodistrito Belém, por exemplo, é um programa que prevê intervenção em áreas com risco climático que estão ocupadas, com o objetivo de prevenir inundações, alagamentos e calor intenso. O Hipervisor Urbano usa inteligência artificial contra os problemas ambientais e ajuda a cidade a se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas.
Entre outros, a prefeitura destaca dentro do PlanClima a Pirâmide Solar de Curitiba, o programa 100 Mil Árvores e a tentativa de uma cidade com menos carros e transporte público eficiente.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática.
Leia mais: