O presidente do MDB-GO, Daniel Vilela, criticou nesta quinta-feira (14) as medidas que vêm sendo adotadas pelo governador Ronaldo Caiado e para combate à pandemia do novo coronavírus em Goiás.

Eu sempre soube, e ficou claro depois que assumiu o governo, sobre a sua característica de autoritarismo e de vaidade exagerada. Isso até não teria problema se não afetasse suas ações como governador. Mas tem afetado. Veja só o último exemplo, o novo isolamento que ele queria impor, não seguia nenhum estudo técnico, nenhuma recomendação científica. Ele simplesmente acordou na segunda-feira (11) falando em um novo decreto porque foi exposto perante a mídia nacional no final de semana como um governador que não estava conseguindo controlar o isolamento social no seu estado. Isso mexeu com a vaidade dele”, disse.

Em outro momento, Vilela, que disputou as eleições ao governo de Goiás em 2018, afirma que Caiado mudou de posicionamento em relação ao enfrentamento do novo coronavírus, e disse que a atual gestão está “sem rumo”, criticando o adiamento de um possível novo decreto de endurecimento das medidas.

Aqui, claramente percebemos um governo sem rumo. Claramente o governador Caiado mudou de posição três vezes. Primeiro disse na mídia nacional que Goiás iria emprestar leitos de UTI para pacientes de outros estados. Dois dias depois, voltou atrás e começou a vender um terrorismo psicológico ameaçando fechar tudo. Agora dá sinais de recuo e, mais uma vez, não por convicção mas pela pressão da sociedade, e é isso que mais nos deve preocupar”, analisa.

Daniel Vilela criticou ainda as lives feitas diariamente pelo governador para tratar da pandemia no estado. “Não vai funcionar. É preciso colocar a mão na massa, ir atrás das soluções, colocar sua equipe para trabalhar. E o governador erra também na estratégia operacional de combate à doença. Gasta rios de dinheiro na construção de novas estruturas hospitalares, ao mesmo tempo em que a rede de hospitais privados está ociosa e à beira da quebradeira geral. Seria muito mais inteligente e eficiente fazer uma parceria com a rede privada e utilizar essa estrutura já existente”, pontua.

A reportagem do Sagres Online entrou em contato com a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), que disse, por meio da assessoria, que “está aberta para discutir uma parceria com o governo”.

Sobre as declarações de Daniel Vilela, a Secretaria de Governo disse que não se manifestaria hoje (14), mas que o secretário Ernesto Roller falará ao vivo no Manhã Sagres desta sexta-feira (15), a partir das 7h30.

Veja o vídeo a seguir

Atualizada às 19h18 para acréscimo de posicionamento da Ahpaceg