Goiás está com isolamento social muito abaixo do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que haja combate à Covid-19. Desde o dia 19 de abril, o gráfico da empresa In Loco, que monitora o deslocamento da população no estado por meio da telefonia móvel com dados fornecidos pelas operadoras, o índice têm se mantido abaixo dos 50% em território goiano. A data coincide com a flexibilização do decreto estadual em relação ao comércio e o uso obrigatório de máscara para a população que precisar sair de casa.

Clique aqui para visualizar os gráficos

Neste sábado (9), Goiás fechou o dia com o menor índice do país, 37,4%. O Ceará possui o mais alto, com 50,76%, seguido de perto pelo Amapá, com 50,71%. O gráfico mostra que os picos do isolamento social dos goianos se dão nos finais de semana.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) não descarta novo fechamento do comércio em caso de aumento na curva da Covid-19 em Goiás. Até agora, o estado possui 1.093 casos confirmados e 47 óbitos.

Desde o último domingo (3), quando o isolamento ficou em 45,1%, os números só vêm caindo em Goiás. Na sexta (8), chegou ao menor nível, 35,8%, e no sábado (9) retornou para 37,4%.

De acordo com a OMS, o índice ideal do isolamento social para combate à Covid-19 é de 70%. Em todo o Brasil, o levantamento aponta uma média de 43,1%.

No painel da Covid-19 do Ministério da Saúde, Goiás ocupa a 24ª posição em número de casos confirmados da doença, seguido por Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Imagem
Painel da Covid-19 do Ministério da Saúde até sábado (9) (Foto: MS/Covid-19)