O Governo de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), lançou nesta terça-feira (13), o DE.CO.LAB (Laboratório de Desenvolvimento, Empreendedorismo, Capacitação e Organização), que busca capacitar empreendedores na elaboração e submissão de propostas para editais de fomento. Em entrevista à Sagres, a Subsecretária da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Sheila Pires, explicou os principais pontos dessa capacitação.

“A partir de amanhã (14) as pessoas já podem se inscrever gratuitamente para poder fazer essa capacitação, que tem várias etapas e uma delas, inclusive, é de mentoria, para que os interessados possam receber apoio de como elaborar projetos que sejam contemplados nessas várias chamadas públicas em aberto”, detalhou.

Assista a entrevista completa:

As chamadas públicas em aberto são o motivo para o lançamento desse laboratório. Segundo Sheila, hoje, há mais de R$ 3,5 bilhões em recursos disponíveis através de editais públicos federais. “E são recursos não reembolsáveis, ou seja, o empreendedor ou pesquisador capta aquele recurso, precisa prestar contas obviamente, mas não tem que que pagar de volta com juros ou sem juros”.

Diante disso, Além da criação do DE.CO.LAB, também foi criado o Radar de Editais, que concentra em um só link um painel interativo com as chamadas públicas das principais instituições do Brasil, que apoiam projetos de ciência, tecnologia e inovação. “Está no site da Sedi. Para quem quiser acessar é: www.desenvolvimento.go.gov.br e procurar por Radar“.

A subsecretaria afirmou que a procura de goianos por esses editais é pequena. Por isso, as duas propostas lançadas visam facilitar e incentivar o empreendedor de Goiás para buscar esses recursos. “Aí nós entendemos que era importante preparar essas pessoas para apresentar esses projetos, que sejam bons o suficiente para ser aprovados”, concluiu.

Leia mais: