Imagine sair de Teresina de Goiás e parar em Belgrado? São 9.398 quilômetros em um roteiro bem improvável para estudantes do ensino médio de uma escola pública, que nos próximos dias vão disputar o Campeonato Mundial Escolar de Futsal para meninos e meninas entre 15 e 18 anos.

“Estou bem ansiosa e nervosa. Quero jogar logo”, disse a estudante/atleta Gabriela Borges Ribeiro, 16 anos, que participou de uma entrevista no programa Tom Maior, da Sagres TV, na última quarta-feira (4).

Entre os representantes brasileiros na competição – que acontece entre os dias 7 e 17 de outubro -, dois são goianos. No masculino, a equipe do Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli, de Pires do Rio. Já no feminino, as meninas do Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes, de Teresina de Goiás, se preparam para a viagem até Belgrado.

“Elas são as campeãs dos jogos estaduais e foram consagradas com o convite da Confederação Brasileira de Desporto Escolar”, explicou Marco Maia, superintendente da Seduc – Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

A experiência

A Gabriela vem de um família em que todos gostam de jogar futsal e futebol. Como ela disse, “a convivência” a levou para as quadras. Diferente da Bianca Justiniano,16 anos, que também estava com a Gabi na entrevista. Ela também vai para os jogos, mas seu primeiro contato com o futsal foi justamente nos jogos escolares.

“Comecei e não parei mais, disse a Bianca, que ainda relatou como está a repercussão em Teresina por causa da viagem. “Todos gostaram bastante da notícia. Dá pra sentir que tem muita gente na torcida”, destacou a estudante/atleta, que pretende aproveitar bem a primeira viagem internacional.

“Não estou nem dormindo direito. Poder conhecer pessoas de outros países, expandir meus conhecimentos. Quero guardar essa experiência pelo resto da minha vida”.

Ídolos

E não tem como. Quem pratica esporte tem seus ídolos. Não necessariamente na mesma modalidade. A Gabriela gosta do Cristiano Ronaldo. “Sou fã de carteirinha dele”. Com a Bianca não é diferente. “O CR7 é a minha maior referência. Sabe por que? Porque tive de suar para melhorar, assim como ele”.

E direto de Belgrado, uma outra competição é “abastecer” os familiares com fotos e informações. A Gabriela já se preparou para deixar todo mundo informado.

“Já até criei um grupo de Whatsapp. Coloquei minha cunhada, meus irmãos, meus pais e meus amigos”.

Apoio

Com o apoio do Governo de Goiás, que está bancando toda a viagem, a delegação goiana embarcou nesta quinta-feira (5) para Belgrado. Durante a preparação, os jovens ganharam o uniforme completo para a viagem e fizeram aulas de inglês. tudo para facilitar nos dias em que estiverem fora de casa.

“Pedir uma água, um lanche, fazer um check – in no aeroporto e hotel. Pensamos que isso pode ajuda-los”, ressaltou Marco Maia.

O Mundial

O Campeonato Mundial Escolar de Futsal é uma das competições organizadas pela ISF – Federação Internacional de Esporte Escolar – e que reúne atletas da categoria sub-18. Os times goianos enfrentarão equipes de diversas partes do mundo, incluindo outros brasileiros. Isso porque as equipes de Santa Catarina e do Pará também garantiram uma vaga na competição ao vencerem o Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal no ano passado.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 3 – Saúde e bem-estar; ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Leia mais