O futebol brasileiro vive um momento decisivo para o seu futuro. Com o propósito de criar uma liga nacional, dois grandes grupos encontram-se divididos e com ofertas que prometem mudar o patamar do Campeonato Brasileiro. Responsável por cerca de 1% do PIB do país, o futebol quer mais e, portanto, sonha com faturamentos maiores.

De um lado, a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), que reúne grande parte dos clubes mais populares do Brasil. Do outro lado, também com times tradicionais em sua formação, a Liga Forte Futebol (LFF) promete maior igualdade. Em comum, a procura por uma nova ordem do futebol nacional e, sobretudo, novas fontes de receita.

18 clubes que compõem a Liga do Futebol Brasileiro (Libra)

  • Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Guarani, Grêmio, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória

26 clubes que compõem a Liga Forte Futebol (LFF)

  • ABC, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Chapecoense, Ceará, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Sport, Tombense e Vila Nova

Com propostas bilionárias na mesa, os grupos precisam chegar a um meio-termo para, assim, formar a tão sonhada liga nacional. Entretanto, as discussões parecem longe de um desfecho em meio às investidas de fundos de investimentos estrangeiros – o americano Serengeti, do lado da LFF, e o emiradense Mubadala, com a Libra.

Nesse sentido, o tema é o destaque desta semana do podcast Debates Esportivos. Nesta edição, Wendell Pasquetto e Charlie Pereira recebem Edminho Pinheiro, presidente do Conselho Deliberativo do Goiás, responsável por representar o clube na discussão, que está do mesmo lado da mesa dos rivais Atlético Goianiense e Vila Nova.

Confira a edição 147 do podcast Debates Esportivos

Podcast

Há 30 anos, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano com os principais fatos do esporte em Goiás com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. Em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano.

Ouça os Debates Esportivos no seu agregador de podcasts favorito

Confira edições anteriores dos Debates Esportivos