A Amazônia e o desenvolvimento sustentável voltam a ganhar atenção global após debates em torno da possível extração de Petróleo na região. Dessa forma, a área é chamada de margem equatorial, que abrange região no estado do Amapá até o Rio Grande do Norte. O impasse para exploração da região já envolveu governos anteriores, como o de Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Apesar de ser classificada como “um novo pré-sal” por alguns, o discurso foi criticado por ambientalistas e por Marina Silva, Ministra de Estado do Meio Amiente e Mudança do Clima em exercício.

Na edição 221 do podcast Sagres Internacional, disponível todos os sábados nas plataformas do Sistema Sagres de Comunicação, o jornalista Rubens Salomão e o professor de geopolítica Norberto Salomão, repercutem as falas da ministra Marina Silva e de discursos opostos, como de Jean Paul Prates, presidente da Petrobras. Para ele, a prospecção de petróleo pode servir de avanço para o futuro.

No quadro “Abre aspas”, a fala em destaque foi a do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. O episódio ressaltou a conversa telefônica do chefe de Estado com Vladimir Putin e Volodimir Zelensky. O assunto em questão é a proposta de comissão para investigação ao colapso da barragem de Kahovka, area sob controle dos russos na região de Kherson, na Ucrânia.

Além disso, o episódio de número #221 também trouxe no giro de notícias, destaques ligados ao Japão, que oficializou a quinta decisão contrária ao casamento homoafetivo no país. Assim, três casais movem ações no Tribunal Distrital de Fukuoka. Os casais movimentaram as ações ainda em 2019.

Ademais, o giro de notícias também avaliou decisão do banco dos Brics (formação composta por Brasil, Rússia, ´´Índia, China e África do Sul), de barrar ajuda financeira a nação da Argentina. Nesse sentido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva articula outras formas de auxílio aos hermanos, por meio do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).

Confira a edição 221 do Sagres Internacional

Podcast

Todo sábado, a partir das 13h, o Sagres Internacional vai ao ar com uma edição inédita. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Ouça o Sagres Internacional no seu agregador favorito

Confira as edições anteriores do Sagres Internacional