Dar acessibilidade e democratizar o futsal feminino. Esse é o objetivo do Entrelinhas, projeto de extensão da Universidade Estadual de Goiás (UEG) desenvolvido desde 2015. A ideia, portanto, é oportunizar o espaço público para meninas e mulheres em um esporte historicamente mais masculino.

Há uma década o projeto é de responsabilidade de Nívea Maria Menezes, professora da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (Eseffego) e coordenadora do Entrelinhas. Apaixonada por esporte, ela enxergou a falta de oportunidades para mulheres praticarem esporte e, dessa forma, abriu as portas através do futsal.

O projeto é gratuito e atende meninas do ensino público a partir dos 13 anos e também mulheres da comunidade em geral. As aulas são ministradas por acadêmicos do curso de Educação Física da UEG, como a estudante e ex-monitora Karine Siqueira Guimarães, que teve a sua vida bastante impactada pelo Entrelinhas.

As duas participaram da edição desta semana do podcast Debates Esportivos, que destaca o projeto. Com espaço aberto para toda a comunidade, o Entrelinhas tem aulas às segundas-feiras, às 17h, e quintas-feiras, às 19h, no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia (GO). As matrículas estão disponíveis no (62) 98329-0775.

Debates Esportivos

Há três décadas, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano, com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. Em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano agora também em vídeo, na Sagres TV – canal 26.1 em Goiânia (GO) e 7.1 em Três Marias (MG) – e no Youtube do Sistema Sagres.

Confira edições anteriores do Debates Esportivos