Melhor sistema defensivo da Série B, com 29 gols sofridos em 37 rodadas, o Goiás teve muitos destaques no setor. Enquanto o goleiro Tadeu se consolidou como o jogador mais importante do time, o zagueiro Reynaldo, uma das novidades desta temporada, também superou as expectativas. Como em 2018, David Duarte voltou a ser uma certeza na defesa esmeraldina.

O único remanescente do acesso de três anos atrás junto com Marcelo Rangel, o zagueiro de 26 anos também teve um 2021 especial, em que definitivamente superou o drama da lesão sofrida em 2019, quando ficou afastado dos gramados por um ano e dois meses. Nesta Série B, foram 32 partidas e uma decisiva contribuição ofensiva, com três gols e uma assistência.

Natural de Rio Grande (RS), David Duarte surgiu no futebol profissional no próprio Goiás, em 2015, e desde então foram 187 partidas. Com um pré-contrato com o Fluminense, o defensor não estará com o time alviverde na Série A, porém a sua postura nesta temporada o fizeram uma das referências da equipe, diferente de outras crias da Serrinha, como Breno e Vinícius Lopes.

Leia também

Na visão de André Isac, “o David Duarte foi um investimento que o Goiás fez na Série B. Sabia que não renovaria o contrato, poderia ter liberado mais cedo e ter pego algum dinheiro, mas viu que o jogador era importante e que seria melhor continuar no grupo para ajudar no acesso à Série A”.

“Por outro lado, o profissionalismo do jogador: ele já teve uma contusão séria, foi submetido a cirurgia e ficou quase um ano parado, mas não teve medo de colocar o pé e se entregar por completo no Campeonato Brasileiro. Ele sai pela porta da frente e como o melhor zagueiro da competição”, destacou.

O comentarista José Carlos Lopes recordou de “quando o técnico Hélio dos Anjos disse: ‘um dia vocês verão o David Duarte na Seleção’. Pode não entrar na seleção do Brasil hoje, mas entra na seleção da Série B. O David Duarte foi um dos melhores zagueiros desse campeonato e, portanto, merece essa menção.

“Já assinou um pré-contrato com o Fluminense, mas mesmo assim honrou com todas as letras o seu contrato. É preciso destacar isso: é muito raro ver um profissional desse nível do David Duarte. Fez um campeonato diferenciado, defendeu e se posicionou como zagueiro, e ainda entregou um plus para o Goiás, que foram gols importantes”, completou.

Evandro Gomes ponderou que “temos que jogar sobre ele a condição de um jogador que, mesmo podendo assinar um pré-contrato seis meses atrás com qualquer clube, em hora nenhuma hesitou em continuar jogando pelo Goiás e mostrar a sua gratidão pelo clube que o formou para o futebol brasileiro.

“O David é gaúcho, mas praticamente foi formado aqui. É um jogador de uma importância muito grande, não por acaso o Fluminense o contratou. Em nenhum momento tirou o pé, o que é natural quando um jogador é negociado de um intermediário para um grande, mas o David, não: parece que se agigantou ainda mais e é um dos melhores zagueiros desta Série B”, finalizou.