O deputado estadual Iso Moreira (UB), 75, morreu nesta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro, vítima de complicações causadas pela Covid-19. O parlamentar deixa a esposa, Ildete Gomes Ferreira, e os filhos Alessandro Moreira, Suzana Moreira dos Santos, Cláudia Cristina Santos, Aloísio Moreira dos Santos Junior e Marcus Vinícius Moreira dos Santos.

Iso testou positivo para a doença em janeiro e estava internado desde fevereiro. Inicialmente o tratamento foi conduzido no Hospital Sírio-Libanês de Brasília e, em seguida, Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. O político foi licenciado do seu sexto mandato na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) em maio deste ano para tratar a infecção.

Trajetória

Natural de Mambaí, no Nordeste Goiano, Aloísio Moreira dos Santos nasceu em 21 de junho de 1947, filho de Rivaldo Moreira dos Santos e Edelzuite Moreira dos Santos. Iso era conhecido como “Leão do Nordeste” e iniciou sua carreira política como prefeito em Simolândia, na gestão entre os anos de 1993 e 1996.

Para o legislativo, a primeira candidatura foi para deputado estadual, em 1998, quando teve 14.680 votos e ficou como suplente, assumindo o mandato em 2001. Em seguida, o parlamentar venceu cinco eleições consecutivas, com as seguintes votações: 19.470 votos (2002); 29.799 (2006); 25.566 (2010); 37.340 (2014); e 24.963 (2018).

Segundo o site da Alego, Iso Moreira realizou suas maiores obras no Nordeste Goiano, com atuação destacada em outros municípios.

Leia também:

Políticos goianos manifestam pesar pela morte de Iso Moreira

Ronaldo Caiado

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, divulgou nota de pesar pela morte do deputado estadual. No documento, Ronaldo e a primeira-dama, Gracinha Caiado, destacam a contribuição de Iso Moreira para Goiás, principalmente, para o Nordeste goiano.

Confira a nota na íntegra:

Foi com grande pesar que Gracinha Caiado e eu recebemos a notícia do falecimento do deputado estadual Iso Moreira, no Hospital Copa D’Or, município do Rio de Janeiro. Aos 75 anos, ele enfrentava uma dura batalha contra as complicações da Covid-19, há cerca de nove meses.

A partida de Iso Moreira nos deixa enlutados e tristes. Com seis mandatos de deputado estadual, Iso deu uma grande contribuição para o Estado de Goiás, especialmente o Nordeste goiano. Manifestamos as mais sinceras condolências aos familiares de Iso, na pessoa da viúva Ildete Gomes Ferreira, prefeita de Simolândia, e de seus filhos. Que Deus conforte o coração de todos

Rogério Cruz

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, também, lamentou a morte de Iso Moreira e destacou o político como um “homem religioso e dedicado à família”. Rogério afirmou ainda que Iso será “lembrado como um dos principais líderes políticos do Estado de Goiás”.

Confira a nota na íntegra:

Lamentamos, profundamente, o falecimento, nesta sexta-feira, do deputado licenciado Iso Moreira, afastado do exercício do sexto mandato na Assembleia Legislativa de Goiás em razão de complicações da Covid-19.
 
Nos últimos 9 meses, Iso lutou, bravamente, contra os agravamentos desta doença que vitimou milhares de cidadãos goianienses e outros tantos mundo afora. Lamentavelmente, Iso Moreira também foi vítima do coronavírus, apesar de ter se imunizado.
 
Homem religioso e dedicado à família, Iso se sentia realizado nas grandes festas em que unia o amor da família e a fé. Agregador, sempre será lembrado como um dos principais líderes políticos do Estado de Goiás.
 
Nascido em Mambaí, município do Nordeste Goiano, em 21 de junho de 1947, Iso Moreira teve como uma de suas paixões a pecuária e também se consolidou como grande empresário no ramo de posto de combustíveis.
 
Antes de chegar ao Legislativo goiano, Iso Moreira foi prefeito de Simolândia, cidade a qual sempre manteve uma profunda ligação, tanto que a chamava, carinhosamente, de “princesinha do Nordeste Goiano”.
 
Neste momento de dor, eu minha esposa Thelma Cruz, nos juntamos em orações e pedimos a Deus que conforte à esposa, Ildete Gomes, os filhos Alessandro Moreira, Suzana Moreira, Cláudia Cristina Santos, Aloísio Moreira e Marcus Vinícius Moreira, e todos aqueles que tiveram a honra de conviver com um homem generoso e com olhar voltado para os menos favorecidos.