A partir das próximas semanas os brasileiros poderão achar locais de descarte de recicláveis pelo Google Maps. A iniciativa é uma parceria do Google com a empresa de cosméticos O Boticário. Então, juntas, elas vão incluir 3,5 mil pontos de coleta para reciclagem em todo o Brasil na plataforma de mapas via satélite.

As pessoas vão encontrar pela plataforma locais específicos para descartar materiais como garrafas plásticas, eletrônicos, baterias, lâmpadas e outros recicláveis. Assim, o objetivo das duas empresas é atingir a sustentabilidade por meio da economia circular e engajar os brasileiros na reciclagem.

O Google Maps vai indicar a localização dos pontos de coleta e de quais materiais podem ser descartados naquele local por meio da base de dados do eCycle. Assim, o Google, com o apoio de O Boticário, vai sinalizar os locais com o seu próprio atributo de reciclagem, ferramenta que informa aos clientes que uma empresa oferece serviços de descarte para reciclagem.

A expectativa é começar a parceria com 3,5 mil pontos de coleta. Mas as empresas querem chegar a 10 mil pontos de reciclagem na plataforma em dois anos.

Sustentabilidade nas empresas

As empresas querem incentivar os brasileiros a reciclar e descartar o lixo corretamente. Segundo o Google, locais de reciclagem é o segundo tópico relacionado à sustentabilidade mais buscado no Brasil. O primeiro tópico é mudança climática. 

Ivan Patriota, head de parcerias para Google Maps na América Latina, afirmou que a empresa espera auxiliar essa demanda crescente no país. “Nós esperamos que essa parceria permita que mais brasileiros possam encontrar locais para reciclar itens do dia a dia, gerando um impacto positivo na cadeia de reciclagem no Brasil”.

Os locais indicados serão organizações não-governamentais, cooperativas de reciclagem, prédios públicos e lojas. Várias dessas lojas são empresas ligadas a O Boticário, que já tem o próprio serviço de recolhimento de embalagens: o Boti Recicla. Segundo a empresa, ela possui o maior programa de logística reversa do país no setor de cosméticos com suas marcas Quem Disse, Berenice?, Eudora e Tô.que.Tô.

Renata Gomide, VP Consumer do Grupo Boticário, contou que o Boti Recicla existe há 17 anos e conta com 4 mil pontos de coleta em várias cidades do país. “Essa parceria é estratégica e muito positiva por aliar sustentabilidade à tecnologia para otimizar a jornada do consumidor que já tem consciência sobre como descartar resíduos, mas não encontra informações sobre onde e como fazê-lo”, destacou.

Leia mais: