O descarte incorreto do óleo de cozinha pode contaminar 2,5 bilhões de litros de água. A informação é do Instituto Triângulo, que então aponta o problema como “um desastre ambiental que acontece todos os meses dentro das residências e em muitos estabelecimentos alimentícios”.

“Um desastre que é capaz de contaminar 2,5 bilhões de litros de água, contribuir com enchentes e ainda emitir gás metano, que juntamente com o gás carbônico contribui com o aquecimento do planeta”, descreve a instituição em seu site oficial.

Eduardo Maki, presidente do Instituto Triângulo, participou de um vídeo de divulgação da Fábrica Verde da instituição produzido pela Recicla Sampa. Assim, o projeto esclarece como é o descarte de óleo de cozinha, sua reciclagem e  reutilização.

“Existem 100 milhões de litros de óleo de cozinha que são descartados incorretamente todos os meses no país, só nas residências. É um desastre ambiental todos os meses por si só. O desenvolvimento sustentável é um paradigma para ser adotado que depende muito da mudança de hábitos”, afirma Eduardo Maki.

Assista o vídeo na íntegra:

Reciclagem e reutilização

O óleo de cozinha descartado no ralo da cozinha ou no vaso sanitário pode contaminar rios, mares e represas. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informa que somente 1 litro de óleo pode contaminar 20 mil litros de água que vai para os sistemas de tratamento. Mas se o descarte do produto ocorrer na terra do quintal da residência também traz problemas, pois pode prejudicar os lençóis freáticos.

Eduardo Maki na Fábrica de Sabão (Foto: Recicla Sampa/print You Tube)

A partir da constatação deste problema surgiu o Instituto Triângulo, uma instituição que visa levar às pessoas uma atitude sustentável no dia a dia. “A gente tem cerca de 3 mil pontos de coleta espalhados. São salões de cabeleireiras, igrejas, escolas e comércios. São mais de 5 mil voluntários. Acabou gerando uma imensa plataforma colaborativa”, conta Maki.

Após reciclar o óleo de cozinha usado, o Instituto triângulo encaminha o produto para a Fábrica Verde, uma usina que reutiliza o material para produzir sabão ecológico e biodiesel. “Este ciclo favorece um grande impacto sustentável, social e econômico, onde esse óleo é transformado em energia renovável”, diz o Instituto.

Reciclagem em casa

Fábrica de sabão (Foto: Recicla Sampa/print do You Tube)

Você sabe como descartar o óleo da sua cozinha? Após o uso do óleo, deixe-o esfriar e depois armazena em uma garrafa PET. Então, procure um dos pontos de coleta da sua cidade. Por isso, o Instituto Triângulo está presente em 15 estados brasileiros. 

“Fazer uma ação de incentivo à reciclagem resulta em preservação ambiental, responsabilidade social compartilhada e consumo consciente”, conta Eduardo Maki. 

Ademais, reciclar o óleo de cozinha usado já é uma atividade comum em muitas cidades brasileiras. Assim, o portal eCycle reúne muitos pontos de coleta de óleo de cozinha de diversas regiões. Basta pesquisar pelo botão Onde Descartar?.

*Com informações do portal Notícia Sustentável

Leia mais: